A formação didático pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira

  • Mônica Massa UNIFACS

Resumo


Este artigo busca aprofundar o olhar sobre o docente do ensino superior, especificamente na área de computação e informática, e investigar a compreensão sobre sua formação didática e pedagógica. Os resultados aqui apresentados fazem parte do projeto de doutorado desenvolvido pela autora e concluído em julho de 2014. Optou-se pelo Estudo de Caso como método, incluindo sete docentes da área da UNEB – Campus II. Para a coleta dos dados, foram aplicadas as técnicas de entrevista, grupo focal, história de vida e análise documental. Os resultados obtidos indicam que a maioria dos docentes da área da computação não teve formação pedagógica, aplicando alternativas intuitivas para a mediação didática em sala de aula.

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Publicado
20/07/2015
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MASSA, Mônica. A formação didático pedagógica do docente da área de computação: um estudo de caso em uma Universidade Brasileira. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 196-205. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10236.