Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio: Relato de uma Experiência

  • Nadja Ramos UNICAMP
  • Carmen Freitas UNICAMP
  • Sandra Avila UNICAMP
  • Paula Costa UNICAMP
  • Vanessa Testoni UNICAMP
  • Juliana Borin UNICAMP

Resumo


Este artigo descreve uma experiência realizada com alunas de ensino médio de uma escola pública estadual de Campinas, com o objetivo de aproximá-las da área de computação e do desenvolvimento de tecnologia. Para atrair o interesse e aproximar o projeto deste público jovem, o projeto foi desenvolvido em torno da temática da criação de aplicativos para smartphones. Como ferramenta de trabalho, utilizou-se a plataforma educacional MIT App Inventor de desenvolvimento de aplicativos Android. A metodologia aplicada, as dificuldades encontradas e os resultados alcançados são descritos no presente trabalho de modo que a experiência possa ser aprimorada e replicada.

Referências

Balieiro, K. M., Cosme, L. B., da Silva, A. M., Cangussu, A. C. M., and Cosme, L. B. (2014). Inclusão Digital de Mulheres no IFNMG Campus Montes Claros: Um Relato de Experiência. In XXII Workshop sobre Educação em Informática.

Bim, S. A. (2011). Uma experiência de ensino de interação humano-computador para alunas do ensino médio. In XIX Workshop sobre Educação em Informática.

Coger, R., Cuny, J., Klawe, M., McGann, M., and Purcell, K. (2012). Why STEM fields still don’t draw more women. The Chronicle of Higher Education. Disponível em: http://chronicle.com/article/Why-STEM-Fields-Still-Dont/135302/.

DuBow, W. M., Farmer, R., Wu, Z., and Fredrickson, M. (2013). Bringing young women into computing through the ncwit aspirations in computing program. Commun. ACM, 56(12):34–37.

Frieze, C. and Quesenberry, J. L. (2013). From difference to diversity: Including women in the changing face of computing. In Proceeding of the 44th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, SIGCSE ’13, pages 445–450, New York, NY, USA. ACM.

Hill, C., Corbett, C., and Rose, A. (2010). Why so few? Women in Science, Technology, Engineering, and Mathematics. American Association of University Women (AAUW) Research Report. Disponível em: http://www.aauw.org/files/2010/03/Why- So-Few.pdf.

Klawe, M., Whitney, T., and Simard, C. (2009). Women in computing—take 2. Commun. ACM, 52(2):68–76.

Miller, C. C. (2014). Some universities crack code in drawing women to computer science. New York Times.

Rampell, C. (2015). Women falling behind in stem bachelor’s degrees. The Washington Post.

Tsukayama, H. (2014). No, really. how do we get girls to code? The Wahington Post.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35

Publicado
20/07/2015
RAMOS, Nadja; FREITAS, Carmen; AVILA, Sandra; COSTA, Paula; TESTONI, Vanessa; BORIN, Juliana. Ensino de Programação para Alunas de Ensino Médio: Relato de uma Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 386-395. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10255.