Análise das Ementas de Estruturas de Dados das Universidades Brasileiras

  • Mariana Nunes UEL
  • Estevan Costa UENP
  • Felipe Feitosa UEL
  • Jacques Brancher UEL

Resumo


A presente pesquisa tem por objetivo identificar os conteúdos presentes nas ementas da disciplina de estruturas de dados em cursos de graduação nas áreas de tecnologia da informação (TI), em nível nacional, com vistas a auxiliar docentes e discentes no processo de ensino-aprendizagem. Para isto, foram coletados dados de 112 universidades, com informações sobre o curso e a disciplina, obtendo os conteúdos básicos a serem abordados pelo ambiente, para que possa ser um agente de auxílio para a fixação e retenção dos conteúdos ministrados em universidades, visando a diminuição dos índices de reprova e evasão nesta disciplina.

Referências

Azeredo, P. A. (2000). Uma proposta de plano pedagógico para a matéria de programação. Anais do II Curso: Qualidade de Cursos de Graduac¸a˜o da A´rea de Computac¸a˜o e Informática (WEI 2000).

Barone, P. M. V. B. C. (2012). Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação. page 27.

Costa, E. B., Toda, A. M., Mesquita, M. a. a., and Brancher, J. D. (2014). DSLEP ( Data Structure Learning Platform to Aid in Higher Education IT Courses ). International Journal of Social, Human Science and Engineering, 8:246–251.

Duarte, A. N. (2013). As disciplinas que mais retém alunos em um curso de computação. Júnior, J. C. R. P. e Rapkiewicz, C. E. (2004). O processo de ensino e aprendizagem de algoritmos e programação: Uma vis˜ao crítica da literatura. III Workshop de Educação em Computação e Informática do estado de Minas Gerais (WEIMIG 2004).

MEC (S/D). Cursos: Área ciências exatas e da terra.

Santos, Rodrigo Pereira dos; Costa, H. A. X. (2005). TBC-AED : Um Software Gráfico para Apresentação de Algoritmos e Estruturas de Dados aos Iniciantes em Computação e Informática.

SESu-MEC (2012). Diretrizes curriculares para cursos da área de computação e informática. MEC.

Tobar, C. M., R. J. L. G. C. J. M. A. e. P. R. (2001). Uma arquitetura de ambiente colaborativo para o aprendizado de programação. XII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação.

Unicamp (2015). Programa de desenvolvimento das disciplinas.

USP, I. (SD). Catálogo de disciplinas ime usp.
Publicado
20/07/2015
Como Citar

Selecione um Formato
NUNES, Mariana; COSTA, Estevan; FEITOSA, Felipe; BRANCHER, Jacques. Análise das Ementas de Estruturas de Dados das Universidades Brasileiras. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 23. , 2015, Recife. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2015 . p. 436-445. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2015.10260.