Resgatando A História da Computação através de um Museu Virtual 3D Interativo

  • Pablo Dalsasso UFSM
  • Andréia Bos UFSM
  • Giliane Bernardi UFSM
  • Felipe Müller UFSM
  • Andre Cordenonsi UFSM

Resumo


Diferentes estratégias virtuais e interativas estão sendo cada vez mais exploradas no contexto educacional, buscando motivar e potencializar o processo de ensino e aprendizagem. Neste contexto, é apresentado neste artigo um museu virtual 3D sobre a história da computação, desenvolvido através da plataforma de mundos virtuais OpenSimulator, onde foram utilizadas suas ferramentas de modelagem e desenvolvimento de objetos 3D para a construção e animação dos artefatos do museu. Como forma de analisar o ambiente desenvolvido, foi realizada uma avaliação de usabilidade com uma turma de estudantes da área da computação, fornecendo indícios iniciais satisfatórios quanto à potencialidade do museu como ambiente para interação e colaboração entre os estudantes no processo de ensino e aprendizagem.

Referências

Almeida, J. M. F. (2006). Museu Virtual de Informática. Universidade do Minho, Escola de Engenharia, Departamento de Sistemas de Informação.

Azevedo, C. E. F.; Elia, M. F. (2011) “Proposta de uma Aplicação de Mundos Virtuais na Educação usando o OpenSimulator com diferentes requisitos tecnológicos”. Anais do XXII SBIE - XVII WIE.

Bainbridge, W. S. (editor). (2010) Online Worlds: Convergence of the Real and the Virtual. London: Springer.

Barbosa, S. D. J.; Silva, B. S.(2010). Interação Humano-Computador. Editora Campus.

Berry, G; Sheard, J; Quartly, M. (2011). “A virtual museum of computing history: an educational resource bringing the relationship between people and computers to life”. In: Proceedings of the Thirteenth Australasian Computing Education Conference - Volume 114 (ACE '11). Australian Computer Society, Inc., Darlinghurst, Australia, Australia, 79-86.

Bos, A. S.; Muller, F.; Bernardi, G.; Dalsasso, P.; Carvalho, L. H. (2013) "Museu Virtual 3D da História da Computação". Nuevas Ideas en Informática Educativa - TISE 2013.

Chengwei, Y., Chengle, Y., Shijun, L., Xiangxu, M. e Rui, W. (2011) “An Approach of Personalized 3D Scene Customization Based on Multimedia Resources” In International Conference on Multimedia and Signal Processing (CMSP), p. 131-135.

Fonseca Filho, C. (2007) "História da Computação: O Caminho do Pensamento e da Tecnologia". Porto Alegre: EDIPUCRS.

Giangrandi, P. and Mirolo, C. (2006) “Numeri e Macchine” - A virtual museum to learn the history of computing. In proceedings of the ITiCSE 2006, Bologna, Italy.

Gruzman, Carla e Siqueira, Vera H. F. (2007). O papel educacional do Museu de Ciências: desafios e transformações conceituais.Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias Vol. 6, No 2, 402-423. 2007

Lévy, P. (2000) "Cibercultura". Lisboa : Instituto Piaget, 2000. p. 281.

Marandino, Martha (2003). Enfoques de educação e comunicação nas bioexposições de museus de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 3, n. 1. 2003.

Marcelino, R; Mendes, G.L.; Silva, J.B.; Oliveira, J; Santana, S.; Américo, I.M. (2013) "Mundo Virtual 3D aplicado aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental". In: ICBL - international Conference, 2013. Florianópolis-SC. ICBL - Interactive Computer Aided Blended Learning.

Mattar, J.; Valente, C. (2007) Second Life e Web 2.0 na educação: o potencial revolucionário das novas tecnologias. São Paulo: Novatec.

Medina, E. M. (2004) “Beyond the ballot box: Computer science education and social responsibility”. ACM SIGCSE Bulletin inroads 36(4), 7-10.

Moura, I. B. G.; Lima, J. D.; Mendes Neto, F. M.; Maia, P. S. S. (2012) “Musert: Um Museu Virtual em 3D com Recomendação Personalizada de Conteúdo"Anais do XXIII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2012), Rio de Janeiro.

OpenSim (2011) "Opensimulator". Disponível em: opensimulator.org/.

Osório, F. S.; Musse, S. R.; Santos, C. T.; Heinen, F.; Braun, A. e Silva, A.T. S. (2004). “Ambientes Virtuais Interativos e Inteligentes: Fundamentos, Implementação e Aplicações Práticas”. XXIV Congresso da SBC – JAI 2004 (Jornadas de Atualização em Informática). Tutorial. Salvador, Bahia.

Raposo, A. B. (2011) "Ambientes Virtuais Colaborativos". In: Sistemas Colaborativos (Org. Pimentel, M; Fuks, H). Rio de Janeiro: Elsevier.

Shu, Hui Hsu e Ming-Shen, Jian (2009). Digital and Modular Design Scheme based on education theory in RPG learning game.Advanced Communication Technology, 2009. ICACT 2009. 11th International Conference on (Volume:03 ). 2009.

Silva, Tarcila Gesteira da (2012). Jogos sérios em mundos virtuais: uma abordagem para o ensinoaprendizagem de teste de software. Dissertaçao de Mestrado na UFSM. 2012.

Wagner, R.; Moura, A. Koslowski, S. R.; Passerino, L. M.; Piovesan, S. D. (2012) “VirtualTche – Mundo Imersivo do Instituto Federal Farroupilha – Campus Panambi. Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação - CBIE.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DALSASSO, Pablo; BOS, Andréia; BERNARDI, Giliane; MÜLLER, Felipe; CORDENONSI, Andre. Resgatando A História da Computação através de um Museu Virtual 3D Interativo. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 11-20. ISSN 2595-6175.