Formação Articulada entre Docentes na Disciplina de Prática de Ensino para a Licenciatura em Informática do IFRN
Resumo
Este artigo tem como objeto relatar experiências pedagógicas vivenciadas na disciplina de Prática de Ensino do Curso de Licenciatura em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN. Essas experiências tiveram o intuito de permitir aos alunos da Licenciatura o início da constituição dos saberes docentes para uma futura atuação profissional. O significativo diferencial dessa formação foi o trabalho articulado entre dois docentes para sistematizar junto aos alunos conhecimentos científicos tanto na área pedagógica quanto na área de informática. Diante disso, pretende-se promover uma reflexão sobre a necessidade de pensar atividades articuladas entre professores para a formação inicial nos Cursos da Licenciatura.
Referências
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários à Prática Educativa. Paz e Terra, São Paulo.
Freitas, H. C. L. (1996). O Trabalho como Princípio Articulador na Prática de Ensino e nos Estágios (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico). Papirus. Campinas.
Ghedin, E., Almeida, M. I. and Leite, Y. U. F. (2008). Formação de Professores: Caminhos e Descaminhos da Prática. Liber Livro, Brasília.
Imbernón, F. (2006). Formação Docente e Profissional: Formar-se para a Mudança e a Incerteza. Cortês. São Paulo, 2ª edição.
IFRN: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (2009). Projeto Pedagógico do Curso Superior de Licenciatura Plena em Informática na Modalidade Presencial. http://portal.irn.edu.br. Acessado em Abril/2014.
Pimenta, S. G. and Ghedin, E. (2002). Professor Reflexivo no Brasil: Gênese e Crítica de um Conceito. Editora Cortez, São Paulo.
Oliveira, M. K. (1998) Vygotsky – Aprendizado e desenvolvimento: um processo sóciohistórico. Scipione. São Paulo, 4ª edição.
Tardif, M. (2012). Saberes Docentes e Formação Profissional. Editora Vozes. Petrópolis, 14ª edição.