TRANSVERSAL: uma Abordagem Sistêmica para Predição de Desempenho de Estudantes no ENADE por meio do uso do Ciclo PDCA

  • Ornélio Hinterholz Faculdade Estácio da Amazônia
  • Gracieth Valenzuela Faculdade Estácio da Amazônia
  • Wender da Silva Faculdade Estácio da Amazônia
  • Angelo Freire Faculdade Estácio da Amazônia

Resumo


A avaliação da aprendizagem possibilita a tomada de decisão e a melhoria da qualidade de ensino, informando as ações em desenvolvimento e a necessidade de regulações constantes, neste sentido enquadra-se o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE) – uma avaliação somativa, puramente classificatória e de caráter obrigatório para os alunos dos cursos avaliados no ciclo. Este artigo apresenta e discute um processo de avaliação diagnóstico-formativa semestral e de âmbito institucional denominado TRANSVERSAL, como sendo uma abordagem sistêmica da predição de desempenho de estudantes no ENADE por meio do uso do ciclo PDCA, com vistas a elevar o nível de competência de todos os alunos formados na Faculdade Estácio da Amazônia. Em especial, neste trabalho, utilizamos o curso de Licenciatura em Computação como estudo de caso e mostramos que o processo pode ser adaptado para ser aplicado em diversos contextos e níveis de ensino.

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Publicado
28/07/2014
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HINTERHOLZ, Ornélio; VALENZUELA, Gracieth; DA SILVA, Wender; FREIRE, Angelo. TRANSVERSAL: uma Abordagem Sistêmica para Predição de Desempenho de Estudantes no ENADE por meio do uso do Ciclo PDCA. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 140-149. ISSN 2595-6175.