A Linguagem Scratch no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência com Alunos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Computação

  • Klissiomara Dias UFRA
  • Miquéia Serrão UFRA

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência do uso da Linguagem Scratch com um grupo de alunos do primeiro ano de um curso de Licenciatura em Computação. O objetivo principal foi identificar os efeitos sobre este grupo em relação ao aprendizado dos conceitos mais elementares de programação de computadores. Os resultados sugerem que houve um bom aproveitamento dos alunos em relação à aplicação dos conceitos centrais de programação, o que foi medido por meio da análise de testes aplicados ao longo do experimento e dos projetos por eles desenvolvidos, bem como o aumento do nível de interesse desse grupo em relação ao aprendizado de programação, medido por meio de enquete realizada após o experimento.

Referências

Freitas, R. L.; Piva Jr, D.; Estratégias para melhorar os processos de Abstração na disciplina de Algoritmos. In: XIX Workshop sobre Educação em Computação, Natal, RN, 2011.

Malan, D. J., Leitner, H. H. Scratch for Budding Computer Scientists. In: Special Interest Group on Computer Science Education, Kentucky, EUA. Mar. 2007.

Aureliano, V.; Tedesco P. Avaliando o uso do Scratch como abordagem alternativa para o processo de ensino-aprendizagem de programação. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba, Paraná, 2012.

Bittencourt, R. A., Rocha, A. S., Santana, B. L., et al. Aprendizagem de Programação Através de Ambientes Lúdicos em um Curso de Engenharia de Computação: Uma Primeira Incursão WEI 2013. In: XXI Workshop sobre Educação em Computação, Maceió, AL, 2013.

Brennan, K.; Chung, M, Hawson, J. Scratch Curriculum Guide Draft. Nov. 2011. Disponível em: [http://scratched.media.mit.edu/resources/scratch-curriculum-guidedraft]. Acessado em: 28 de dezembro de 2013.

Papert, S. Mindstorms: Children, Computers and Powerful Ideas. Cambridge, Massachusetts. Abril, 1980.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Klissiomara; SERRÃO, Miquéia. A Linguagem Scratch no Ensino de Programação: Um Relato de Experiência com Alunos Iniciantes do Curso de Licenciatura em Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 189-198. ISSN 2595-6175.