A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação

  • Rozelma França UPE
  • Victor Ferreira UPE
  • Luma de Almeida UPE
  • Haroldo do Amaral UPE

Resumo


A lista de conhecimentos e habilidades necessária para o pleno exercício da cidadania no século XXI é extensa, incluindo o pensamento computacional, o qual pode apoiar e relacionar-se com outras áreas. No intuito de disseminar o pensamento computacional na educação básica, diversas ações têm sido realizadas por licenciandos em computação de uma universidade no Brasil e, neste trabalho, é apresentado um relato histórico das atividades desenvolvidas, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância do ensino dos fundamentos da Ciência da Computação nas escolas. Além disso, a partir da experiência vivenciada, lições aprendidas são apresentadas de modo a incentivar novas pesquisas na área.

Referências

Barcelos, T. S.; Silveira, I. F.. (2012) “Pensamento Computacional e Educação Matemática: Relações para o Ensino de Computação na Educação Básica”. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC.

Bell, T.; Witten, I, H.; Fellows, M. (2011) “Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

Blikstein, Paulo. (2008) “O Pensamento Computacional e a Reinvenção do Computador na Educação”. Disponível em: [ http://bit.ly/1lXlbNn ]. Acesso em: 27 de jan. 2012.

Brennan, K. (2011). “Creative computing: A design-based introduction to computational thinking”. ScratchEd, setembro.

Diário de Pernambuco. (2011) “Recife escolhida, junto a São Paulo, para competir com Vale do Silício”. Recife, 1 de novembro. Disponível em: [http://bit.ly/RfRSfc]. Acesso em: 1 de jan. 2012.

França, R. S. ; Silva, W. C. ; Amaral, H. J. C. (2012) “Ensino de Ciência da Computação na Educação Básica: Experiências, Desafios e Possibilidades”. In: XX Workshop sobre Educação em Computação, Curitiba. Anais do XXXII CSBC.

França, R. S. ; Silva, W. C. ; Amaral, H. J. C. (2013) “Computino: um jogo destinado à aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica”. In: XXI Workshop sobre Educação em Computação, Maceió. Anais do XXXIII CSBC.

Freire, Paulo. (1987) “Pedagogia do Oprimido”. 17 ed. Rio de Janeiro, RJ: Paz na Terra.

Goulart, Nathalia. (2011) “Precisamos despertar paixões pelas ciências”. Revista Veja, Acervo Digital, 12 de setembro. Disponível em: [http://abr.ai/1kUXq7h]. Acesso em: 2 de jan. 2012.

Maloney, J.; Resnick, M.; Rusk, N.; Silverman, B.; Eastmond, E. (2010). “The scratch programming language and environment”. ACM Transactions on Computing Education, vol. 10, n. 4, article 16, 15p.

Moran, José Manuel. (2007) “A Educação que Desejamos: Novos Desafios e Como Chegar lá”. 4 ed. Campinas, SP: Papirus.

Nunes, D. J. (2011). “Ciência da Computação na Educação Básica”. Jornal da Ciência. 09 de setembro.

Nunes, D. J. (2010) “Computação ou Informática?”. Jornal da Ciência. 30 de março. Revista Nova Escola (2008) “Grandes pensadores: 41 educadores que fizeram história, da Grécia antiga aos dias de hoje”. Revista Nova Escola, São Paulo, julho.

Scaico, P. D.; Corlett, E. F.; Paiva, L. F.; Raposo, E. H. S.; Alencar, Y. (2012) “Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio”. In: XVIII Workshop de Informática na Escola, Rio de Janeiro. Anais do XVIII WIE.

Sousa, R. V. de; Barreto L. P; Andrade, A; Abdalla, D. (2010) “Ensinando e aprendendo conceitos sobre a ciência da computação sem o uso do computador: Computação Unplugged!”. Práticas em Informática na Educação: Minicursos do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, vol. 1, Número 1.

Souza, P. N. P., Silva, E. B. da. (1997) “Como Entender e Aplicar a Nova LDB: lei nº 9.394/96”. São Paulo, SP: Pioneira.

Valente, José Armando (org.) (1999) “O Computador na Sociedade do Conhecimento”. Campinas, SP: UNICAMP/NIED.

Wing, J. M. (2006) “Computational Thinking”. Communications of the ACM. March, Vol. 49, No. 13.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
FRANÇA, Rozelma; FERREIRA, Victor; DE ALMEIDA, Luma; DO AMARAL, Haroldo. A disseminação do pensamento computacional na educação básica: lições aprendidas com experiências de licenciandos em computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 219-228. ISSN 2595-6175.