Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência

  • Milena de Oliveira UPE
  • Anderson de Souza UPE
  • Aline Ferreira UPE
  • Emanoel Barreiros UPE

Abstract


This paper is an experience report of an extension project, aimed at teaching the basic concepts of Computer Science to students at the Fundamental Education level. The Scratch tool alongside with the Computer Science Unplugged methodology was used to enable the understanding of algorithms. The results show that it is possible to include the subject in schools’ daily activities in order to foster further interest from the students.

References

Andrade, D.; Carvalho, T.; Silveira, J. (2013) “Proposta de Atividades para o Desenvolvimento do Pensamento Computacional no Ensino Fundamental”. In XIX Workshop de Informática na Escola (WIE 2013). São Paulo, Brasil.

Barbosa, L., S. (2011) “Aprendizado Significativo Aplicado ao Ensino de Algoritmos”. Dissertação (Pós-Graduação em Sistemas de Computação) - Departamento de Informática e Matemática Aplicada. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Bell, T., Witten, I, H. e Fellows M. (2011) “Computer Science Unplugged: Ensinando Ciência da Computação sem o uso do computador”. Tradução coordenada por Luciano Porto Barreto.

França, R. S.; Silva, W. C; Amaral, H. J. C. (2013) “Computino: um jogo destinado à aprendizagem de Números Binários para estudantes da educação básica”. In Anais do XXXIII Congresso da SBC- WEI. Maceió, Brasil.

Garcia, R. E.; Correia, R. C. M.; Shimabukuro, M. H. (2008) “Ensino de Lógica de Programação e Estruturas de Dados para Alunos do Ensino Médio”. In Anais do XXVIII Congresso da SBC-WEI. Belém, Brasil.

Kelleher, C. and Pausch, R. (2005) “Lowering the barriers to programming: A taxonomy of programming environments and languages for novice programmers,” ACM Computing Surveys (CSUR),

MIT. Brennan, K. (2011) Guia Curricular. Computação Criativa: Uma introdução ao pensamento computacional baseada no conceito de design. Tradução por EduScratch.

Pereira Júnior, J.; Rapkiewicz, C.E.; Delgado, C.; Xexeo, J.A.M. (2005) “Ensino de Algoritmos e Programação: Uma Experiência no Nível Médio”. In Anais do XXV Congresso da SBC, WEI-XIII Workshop de Educação em Computação. São Leopoldo, Brasil.

Pereira, P. S.; Medeiros, M.; Menezes, J. W. M. (2012) “Análise do Scratch como ferramenta de auxílio ao ensino de programação de computadores”. In XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia. Ceará, Brasil.

Rebouças, A. D. D. S.; Marques, D. L.; Costa, L. F. S.; Silva, M. A. A. (2010) “Aprendendo a Ensinar Programação Combinando Jogos e Python”. In Anais do XXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE). Paraíba, Brasil.

SBC- Sociedade Brasileira de Computação. Disponível em [http://www.sbc.org.br/]

Scaico, P. D.; Corlett, E. F.; Paiva, L. F.; Raposo, E. H. S.; Alencar, H.; (2012) “Relato da Utilização de uma Metodologia de Trabalho para o Ensino de Ciência da Computação no Ensino Médio”. In Anais do XVIII WIE, Rio de Janeiro, Brasil.

Scaico, P. D.; Lima, A. A.; Silva, J. B. B.; Azevedo, S. Paiva, L. F. Raposo, E. H. S. (2012) “Programação no Ensino Médio: Uma Abordagem de Ensino Orientado ao Design com Scratch”. In Anais do XVIII WIE. Rio de Janeiro, Brasil.

Schäfer, P. B.; Sperb, B. F.; Fagundes, L. C. (2011) “Squeak Etoys na modalidade 1 para 1: programação e autoria multimídia no desenvolvimento da conceituação”. In Anais XXII SBIE - XVII WIE, Aracaju, Brasil.

Silva, T. S. C.; Silva, A. S. C.; Melo, J. C. B. (2011) “Ensino de Algoritmos a Nível Médio Utilizando Música e Robótica: Uma Abordagem Lúdica”. In WEI - XIX Workshop sobre Educação em Computação. Rio Grande do Norte, Brasil.

Tucker, A. (2006) A Model Curriculum for K–12 Computer Science. Final Report of the ACM K–12 Task Force Curriculum Committee.
Published
2014-07-28
DE OLIVEIRA, Milena; DE SOUZA, Anderson; FERREIRA, Aline; BARREIROS, Emanoel. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP ON COMPUTING EDUCATION (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 239-248. ISSN 2595-6175.