Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência

  • Milena de Oliveira UPE
  • Anderson de Souza UPE
  • Aline Ferreira UPE
  • Emanoel Barreiros UPE

Resumo


Este artigo relata a experiência de um projeto de extensão realizado com a finalidade de ensinar conceitos básicos de Ciência da Computação no Ensino Fundamental. Para que fosse possível a compreensão de algoritmos, o Scratch foi utilizado como ferramenta auxiliar pedagógica, assim como também a metodologia de computação desplugada. Os resultados obtidos mostram que é possível incluir a temática no cotidiano escolar de maneira que desperte o interesse dos alunos da educação básica.

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Publicado
28/07/2014
DE OLIVEIRA, Milena; DE SOUZA, Anderson; FERREIRA, Aline; BARREIROS, Emanoel. Ensino de lógica de programação no ensino fundamental utilizando o Scratch: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 239-248. ISSN 2595-6175.