A experiência do ambiente da Fábrica de Software nas atividades de ensino do curso de Sistemas de Informação do IFC - Campus Araquari

  • Casemiro Mota IFC
  • Eduardo da Silva IFC
  • Fernando Braz IFC
  • Ivo Riegel IFC
  • Joice Mota IFC
  • Marco André Mendes IFC
  • Paulo Cesar de Oliveira IFC

Resumo


A Fábrica de Software é um ambiente previsto no projeto pedagógico do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do Instituto Federal Catarinense Câmpus Araquari. A proposta da Fábrica é servir como um agente catalisador de experiências nas área de ensino, pesquisa e extensão. Além disso, é também objetivo oferecer aos alunos do curso a possibilidade de participarem de um ambiente de desenvolvimento de Sistemas de Informação. No Câmpus Araquari, a Fábrica de Software completa o seu primeiro ano de funcionamento. Este artigo apresenta os primeiros resultados nas atividades de ensino do curso, obtidos a partir da utilização do ambiente da Fábrica.

Referências

Borges, K. S., Carvalho, T. P., and Moraes, M. A. C. (2012). Programa de extensão fábrica de software acadêmica: contribuindo para a formação profissional na área da informática. In XX Workshop sobre Educação em Computação 2012.

Brasil (2008). Lei no 11.892, de 29 de dezembro de 2008: Institui a rede federal de educação profissional, científica e tecnológica, cria os institutos federais de educação,ciência e tecnologia, e dá outras providências.

Fernandes, A. A. and Teixeira, D. D. S. (2004). Fábrica de Software: implantação e gestão de operações. Atlas.

Pfleeger, S. L. (2007). Engenharia de software: teoria e prática. Pearson Prentice Hall, 2th edition.

Pressman, R. S. (2011). Engenharia de software: uma abordagem profissional. Bookman, 7th edition.

Rodrigues, N. (2013). Praticando qualidade de software: Ensinando e aprendendo seus valores através de ambiente real. In Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação 2013.

Sommerville, I. (2011). Engenharia de software. Pearson Prentice Hall, 9th edition.
Publicado
28/07/2014
Como Citar

Selecione um Formato
MOTA, Casemiro; DA SILVA, Eduardo; BRAZ, Fernando; RIEGEL, Ivo; MOTA, Joice; MENDES, Marco André; DE OLIVEIRA, Paulo Cesar. A experiência do ambiente da Fábrica de Software nas atividades de ensino do curso de Sistemas de Informação do IFC - Campus Araquari. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 22. , 2014, Brasília. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2014 . p. 259-268. ISSN 2595-6175.