A Plataforma Arduino para fins didáticos: Estudo de caso com recolhimento de dados a partir do PLX-DAQ
Abstract
In this work, the main goal is to expose the use of the Arduino platform as a practical and concise for the benefit of Teaching and Learning (targeting both the side of the teacher as the student) environment. Additionally, the Arduino is presented as a method considered low cost and arouses curiosity and willingness scientific student. Is shown as an example application using the Arduino and then a case study of a project carried out at the Federal Institute of Bahia, in the discipline of probability and statistics, with emphasis on gathering data with the macro PLX-DAQ integrated with Arduino. Readily show the results briefly discussed.
References
Almeida, M. Educação, ambientes virtuais e interatividade. In. SILVA, Marco. (org). Educação Online. São Paulo: Loyola, 2003.
Araújo, Ícaro B. Q. (et al.). Desenvolvimento de um protótipo de Automação Predial/Residencial utilizando a Plataforma de Prototipagem Eletrônica Arduino. XL Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (COBENGE), 2012. Disponível em: [http://www.abenge.org.br/CobengeAnteriores/2012/artigos/103723.pdf]. Acessado em: 07 de Junho, 2013.
Arduino and real time charts in Excel (2011). Disponível em: [http://robottini.altervista.org/arduino-and-real-time-charts-in-excel]. Acessado em 28 de Fevereiro, 2014.
Arduino FAQ. Disponível em: [http://arduino.cc/en/Main/FAQ]. Acessado em 26 de Fevereiro, 2014.
Bastos, B. L.; Borges M.; D’Abreu J. Scratch, Arduino e o Construcionismo: Ferramentas para a educação. In: I STED – Seminário de tecnologia educacional de Araucária, 2010. Paraná. Anais. ISBN 978-85-98429-02-1.
Cavalcante, M. A.; Tavolaro, C. R. C. e Molisani, E. Física com Arduino para iniciantes. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33. n. 4, 4503. Edição (Só da 2ª em diante) ed. Local: Editora, 2011.
Gardner, H. Inteligências Múltiplas. Artes Médicas, Porto Alegre, 1995.
Joly, M. C. R. A. (2002). Tecnologia no ensino: implicações para a aprendizagem. São Paulo: Casa do Psicólogo.
Manzini, E. J. Tecnologia assistiva para educação: recursos pedagógicos adaptados. In: Ensaios pedagógicos: construindo escolas inclusivas. Brasília: SEESP/MEC, p. 82-86, 2005.
Moreira, Antonio Flavio Barbosa e Candau, Vera Maria. Educação escolar e cultura(s): construindo caminhos. Rev. Bras. Educ. 2003, n.23, pp. 156-168. ISSN 1413-2478.
Nakashima, R. H. Sistematização de indicadores didático-pedagógicos da linguagem interativa da lousa digital. In: VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (EDUCERE), 2008. Curitiba. Anais. p. 10782-10790.
PLX-DAQ. Disponível em: [http://www.parallax.com/tabid/393/default.aspx]. Acessado em 28 de Fevereiro, 2014.
Santo, J. A. E.; Castelano, K. L. e Almeida, J. M. Uso de tecnologias na prática docente: Um estudo de caso no contexto de uma escola pública no interior do Rio de Janeiro. II Congresso Internacional TIC e Educação. Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Espírito Santo: Revista Educação & Tecnologia, n. 12. pp 1023-1031.2012. Disponível em: [http://ticeduca.ie.ul.pt/atas/pdf/24.pdf]. Acessado em: Fev. 2014.
Silva, J. L. S.; Melo, M. C.; Camilo, R. S.; Galindo, A. L; e Viana, E. C. 2014. Plataforma Arduino integrado ao PLX-DAQ: Análise e aprimoramento de sensores com ênfase no LM35. XIV Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe (ERBASE). Feira de Santana, BA. 2014.
Souza, A. R.(et al.).A placa Arduino: uma opção de baixo custo para experiências de física assistidas pelo PC. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 33. n. 1, 1702. Edição (Só da 2ª em diante) ed. Local: Editora, 2011.
Steinhauser, P. e Mello, E. ZigLar: Utilização de redes sem fio ZigBee para acessibilidade aos portadores de deficiência físicas. Disponível em: [http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/documentos/doc_download/2352-paulo-luis-8steinhauser]. Acessado em: Jun. 2013.
Teixeira, G. B.; Silvia, C. F. B.; Moreira, L. S.; Behar, P. A. Uso educacional de tablets: estudo de caso na formação inicial de professores de matemática. Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote), v. 11. n. 1, 1702. ed. Local: UFRGS, 2013.
