O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental

  • Alexandre F. Lopes Instituto Federal Goiano – Campus Ceres
  • Thalia S. Santana Instituto Federal Goiano – Campus Ceres
  • Adriano H. Braga Instituto Federal Goiano – Campus Ceres

Resumo


Este artigo relata a experiência de um curso de pensamento computacional para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A estratégia consiste em utilizar elementos de jogos desplugados e olimpíadas científicas para promoção de pensamento computacional, além de oportunizar a participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Os resultados obtidos sugerem o potencial da gamificação além de boa classificação dos participantes na XXI OBI.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Olimpíadas Científicas, Jogos Desplugados

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Publicado
30/06/2020
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LOPES, Alexandre F.; SANTANA, Thalia S.; BRAGA, Adriano H.. O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 96-100. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11137.