O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental

  • Alexandre F. Lopes Instituto Federal Goiano – Campus Ceres
  • Thalia S. Santana Instituto Federal Goiano – Campus Ceres
  • Adriano H. Braga Instituto Federal Goiano – Campus Ceres

Resumo


Este artigo relata a experiência de um curso de pensamento computacional para alunos do 9º ano do ensino fundamental. A estratégia consiste em utilizar elementos de jogos desplugados e olimpíadas científicas para promoção de pensamento computacional, além de oportunizar a participação na Olimpíada Brasileira de Informática (OBI). Os resultados obtidos sugerem o potencial da gamificação além de boa classificação dos participantes na XXI OBI.

Palavras-chave: Pensamento Computacional, Olimpíadas Científicas, Jogos Desplugados

Referências

Aono, A. H., Rody, H. V. S., Musa, D. L., Pereira, V. A., & Almeida, J. (2017). A Utilização do Scratch como Ferramenta no Ensino de Pensamento Computacional para Crianças. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação (pp.2169-2178). SBC.

Brackmann, C. P. (2017). Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. Tese (Doutorado), Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Porto Alegre, RS: UFRGS, 2017.

Bell, T., Rosamond, F., & Casey, N. (2012). Computer science unplugged and related projects in math and computer science popularization. In The multivariate algorithmic revolution and beyond (pp. 398-456). Springer, Berlin, Heidelberg.

Brum, M., & da Cruz, M. (2017). Gamificação para o Ensino de Computação na Educação Básica. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2017.3543.

Martin, S., Cavalheiro, S., Reiser, R., Foss, L., Mazzini, A., Du Bois, A., & Piana, C. (2018). SoccerCraft: Relato de Atividade para Ensino Aprendizagem de Habilidades do Pensamento Computacional Aplicada no Sexto Ano do Ensino Fundamental. In Anais do XXVI Workshop sobre Educação em Computação. Porto Alegre: SBC. doi:10.5753/wei.2018.3494.

Martins, W. S. (2011). Jogos de Lógica: divirta-se e prepare-se para a Olimpíada Brasileira de Informática. Goiânia: Vieira, 158p.

Oliveira, V., Aranha Junior, J. R., & Barradas Filho, A. (2019). Aplicação de Métodos Lúdicos para o Desenvolvimento e Avaliação da Capacidade de Pensamento Algorítmico em Crianças. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (Vol. 8, No. 1, p. 218).

SBC (2017). Referenciais de Formação em Computação: Educação Básica. https://www.sbc.org.br/files/ComputacaoEducacaoBasica-versaofinal-julho2017.pdf, Março, 2020.

Schoeffel, P., Moser, P., Varela, G., Durigon L., Albuquerque, G. D., & Niquelati, M. D. S. (2015). Uma Experiência no Ensino de Pensamento Computacional e Fomento à Participação na Olimpíada Brasileira de Informática com Alunos do Ensino Fundamental. In Anais do workshop do IV Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2015) (pp. 1474-1484).

Ribeiro, L. Ensino de Computação na Educação Básica: Diretrizes da SBC. In Computação Brasil, v. 41, p. 6-9, dezembro, 2019.

Werlich, C., Kemczinski, A., & Gasparini, I. (2018). Pensamento Computacional no Ensino Fundamental: um mapeamento sistemático. In XXIII Congreso Internacional de Informática Educativa (pp. 375-384).

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3), 33-35.
Publicado
30/06/2020
LOPES, Alexandre F.; SANTANA, Thalia S.; BRAGA, Adriano H.. O ensino de pensamento computacional por meio de jogos desplugados e olimpíadas científicas: um relato de experiência nos anos finais do ensino fundamental. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 96-100. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11137.