Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa
Resumo
Existe um grande número de reprovações e evasão em disciplinas iniciais de cursos da área de computação. Diante disso, a aprendizagem ativa surge com estratégia na tentativa de motivar e engajar os alunos tornando-os ativos no processo de aprendizagem. Este trabalho relata o uso de jogos educacionais, ludificando uma disciplina básica de computação, buscando melhorar a aprovação dos alunos. Durante 4 períodos, foram coletados dados dos estudantes sobre as práticas usadas na disciplina. Através da análise dos dados foi possível observar uma melhoria no aprendizado e na satisfação dos estudantes. Desta maneira, percebeu-se que as técnicas de aprendizagem ativa utilizadas contribuíram para a melhora e motivação dos alunos.
Referências
Cardoso, F., Otsuka, J., Tosta, M.S., Beder, D. (2019) ""Estudo sobre dados relevantes para o acompanhamento de participações em jogos educacionais"", In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE), 30(1), p. 922-931.
Castro, R.M.; Siqueira, S. (2019a) ""Metodologias, Técnicas, Ambientes e Tecnologias Alternativas Utilizadas no Ensino de Algoritmos e Programação no Ensino Superior no Brasil."" In Congresso Brasileiro de Informática na Educação, 8(1), p. 228-237.
Castro, R.M.; Siqueira, S. (2019b) ""Técnicas Alternativas de Ensino (Aprendizagem Ativa) para Disciplinas da Computação: Um Mapeamento Sistemático no Contexto Brasil"", In Workshop de Informática na Escola (WIE), 25(1), p.1409-1413.
INEP. (2019) "Censo da Educação Superior 2018, Divulgação de Resultados", Ministério da Educação. Disponível em:
Kessler, M.C., Paula, C.G., Albé, M.H., Manzini, N., Barcellos, C., Carlson, R., Marcon, D., Kehl, C. (2010) "Impulsionando a aprendizagem na universidade por meio de jogos educativos digitais", In Simpósio Brasileiro de Informática na Educação, 1(1), p. 1-9.
Morais, D.C.S.; Falcão, T.P. (2019) "Abordagem Participativa no Desenvolvimento de Jogos Digitais Educacionais no Contexto Escolar", In Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE), 27(1), p.132-153.
Squire, K.D. (2007). "Games, learning, and society: Building a field", In Educational Technology, 47(5), p.51-55.
Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R. M., Correia, R.,Martins, S. (2017), Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação, Sociedade Brasileira de Computação (SBC).