Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa

Resumo


Existe um grande número de reprovações e evasão em disciplinas iniciais de cursos da área de computação. Diante disso, a aprendizagem ativa surge com estratégia na tentativa de motivar e engajar os alunos tornando-os ativos no processo de aprendizagem. Este trabalho relata o uso de jogos educacionais, ludificando uma disciplina básica de computação, buscando melhorar a aprovação dos alunos. Durante 4 períodos, foram coletados dados dos estudantes sobre as práticas usadas na disciplina. Através da análise dos dados foi possível observar uma melhoria no aprendizado e na satisfação dos estudantes. Desta maneira, percebeu-se que as técnicas de aprendizagem ativa utilizadas contribuíram para a melhora e motivação dos alunos.

Palavras-chave: Aprendizagem Ativa, Jogos Educacionais, Fundamentos de Computação, Melhoria de Aprendizado

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Publicado
30/06/2020
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DE CLASSE, Tadeu Moreira; DE CASTRO, Ronney Moreira. Ludificando os Fundamentos de Computação Através de Aprendizagem Ativa. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 116-120. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11141.