Experiência com atividades desplugadas do Code.org na disciplina de Língua Estrangeira de uma Escola Estadual

  • Sabrina B. Sassi Universidade Federal de Mato Grosso
  • Cristiano Maciel Universidade Federal de Mato Grosso
  • Vinícius Carvalho Pereira Universidade Federal de Mato Grosso

Resumo


Este artigo apresenta um relato de experiência de ensino de conceitos sobre resolução de problemas e algoritmos para alunos de uma escola estadual de ensino fundamental e médio de Mato Grosso, realizada em aulas da disciplina de Língua Inglesa, com objetivo descrever a percepção da professora de Língua Estrangeira – Inglês quanto ao uso de atividades desplugadas em suas aulas. Foram realizadas duas atividades (Happy Maps e Move It, Move It), disponibilizadas pelo Code.org, tendo como metodologia a Computação Desplugada. Os resultados indicam grande participação dos alunos e a aceitação das atividades desplugadas tanto pela professora quanto pelos alunos.

Palavras-chave: Code.org, Computação Desplugada, Língua Estrangeira

Referências

Bell, T.; Witten, I. H.; e Fellows, M. “Computer Science Unplugged”. (2011). Disponível em . Acesso em: 04/11/2019.

BRASIL, MEC. Base Nacional Comum Curricular-BNCC. Disponível em:. Acesso em: 28/05/2020.

Castilho, M. A.; Grebogy, E. C.; e Santos, I. (2019). “O Pensamento Computacional no Ensino Fundamental I”. In: Workshop de Informática na Escola. pg. 461-470. Code.org. (2020). Curse 1. Disponível em:. Aceso em:15/02/2020.

Franco, C. de P. ""Way to go!”.(2016). Língua Estrangeira moderna – Inglês Ensino Médio.2.ed. 3v. São Paulo: Ática.

Santos, P. S. C., Araujo, L. G. J.; e Bittencourt, R. A. (2018). “A Mapping Study of Computational Thinking and Programming in Brazilian K-12 Education”. FIE – IEEE - Frontiers in Education Conference.

SBC. (2018). “Nota Técnica da Sociedade Brasileira de Computação sobre a BNCC-EF e a BNCC-EM, Sociedade Brasileira de Computação”. Disponível em: https://www.sbc.org.br/institucional-3/cartas-abertas/summary/93-cartas-abertas/1197-nota-tecnica-sobre-a-bncc-ensino-medio-e-fundamental, Acesso: 17 de Abril de 2020.

Wing, J. M. (2008). “Computational thinking and thinking about computing”. Phil. Trans. R. Soc. A, 366(1881):3717–3725.
Publicado
30/06/2020
SASSI, Sabrina B.; MACIEL, Cristiano; PEREIRA, Vinícius Carvalho. Experiência com atividades desplugadas do Code.org na disciplina de Língua Estrangeira de uma Escola Estadual. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 131-135. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11144.