GQM+PA: Um Framework baseado em Goal-Question-Metric e Pesquisa-Ação para Ensino de Medição de Software
Resumo
A compreensão prática da medição de software demonstra-se pertinente para conscientização dos alunos sobre a garantia de qualidade. Todavia, alinhar teoria e prática no ensino de tal disciplina reflete-se desafiador, requisitando, assim, metodologias colaborativas e engajadoras. Este estudo propõe um framework, denominado GQM+PA, o qual integra o método Pesquisa-Ação com o processo Goal-Question-Metric para ensino de medição de software. Sob uma perspectiva quali-quantitativa, avaliou-se múltiplos estudos de caso na Universidade Federal do Ceará (Campus Crateús). Resultados revelam que os alunos foram capazes de aprimorar seus conhecimentos e perceber empiricamente o valor da medição de software, incluindo métricas de software e GQM.
Referências
Grundy, S. and Kemmis, S. (1982). Educational action research in Australia: The state of the art (an overview). The action research reader, 3:321–335.
Kemmis, S., McTaggart, R., and Nixon, R. (2013). The action research planner: Doing critical participatory action research. Springer Science & Business Media.
Sato, D. (2007). Uso eficaz de métricas em métodos ágeis de desenvolvimento de software. Master’s thesis, Universidade de São Paulo, São Paulo.
Villavicencio, M. and Abran, A. (2012). The necessary software measurement knowledge in software engineering education from the practitioners’ point of view. In 25th IEEE Canadian Conference on Electrical and Computer Engineering, pages 1–5. IEEE.
Yin, R. K. (2017). Case study research and applications: Design and methods. Sage publications.