GQM+PA: Um Framework baseado em Goal-Question-Metric e Pesquisa-Ação para Ensino de Medição de Software

  • Saori Costa Universidade Federal do Ceará
  • Allysson Allex Araújo Universidade Federal do Ceará http://orcid.org/0000-0003-2108-2335
  • Emanuel Coutinho Universidade Federal do Ceará
  • Francisco Gomes Universidade Federal do Ceará
  • Jerffeson Souza Universidade Estadual do Ceará

Resumo


A compreensão prática da medição de software demonstra-se pertinente para conscientização dos alunos sobre a garantia de qualidade. Todavia, alinhar teoria e prática no ensino de tal disciplina reflete-se desafiador, requisitando, assim, metodologias colaborativas e engajadoras. Este estudo propõe um framework, denominado GQM+PA, o qual integra o método Pesquisa-Ação com o processo Goal-Question-Metric para ensino de medição de software. Sob uma perspectiva quali-quantitativa, avaliou-se múltiplos estudos de caso na Universidade Federal do Ceará (Campus Crateús). Resultados revelam que os alunos foram capazes de aprimorar seus conhecimentos e perceber empiricamente o valor da medição de software, incluindo métricas de software e GQM.

Palavras-chave: GQM, pesquisa-ação, medição de software, ensino de engenharia de software

Referências

Basili, V. R. (1994). Goal question metric paradigm. Encyclopedia of software engineering, pages 528–532. Clarke, P. and O’Connor, R. V. (2012). The situational factors that affect the software development process: Towards a comprehensive reference framework. Information and Software Technology, 54(5):433–447.

Grundy, S. and Kemmis, S. (1982). Educational action research in Australia: The state of the art (an overview). The action research reader, 3:321–335.

Kemmis, S., McTaggart, R., and Nixon, R. (2013). The action research planner: Doing critical participatory action research. Springer Science & Business Media.

Sato, D. (2007). Uso eficaz de métricas em métodos ágeis de desenvolvimento de software. Master’s thesis, Universidade de São Paulo, São Paulo.

Villavicencio, M. and Abran, A. (2012). The necessary software measurement knowledge in software engineering education from the practitioners’ point of view. In 25th IEEE Canadian Conference on Electrical and Computer Engineering, pages 1–5. IEEE.

Yin, R. K. (2017). Case study research and applications: Design and methods. Sage publications.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Saori; ARAÚJO, Allysson Allex; COUTINHO, Emanuel; GOMES, Francisco; SOUZA, Jerffeson. GQM+PA: Um Framework baseado em Goal-Question-Metric e Pesquisa-Ação para Ensino de Medição de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 136-140. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11145.