Um levantamento de práticas e ferramentas usadas para aumentar o nível de Cultura Digital nas escolas

  • Gilvaneide Francisca Gomes Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ricardo André Cavalcante de Souza Universidade Federal Rural de Pernambuco

Resumo


A Cultura Digital envolve a transformação das relações sociais, educacionais e de trabalho por meio das tecnologias digitais. A Cultura Digital de uma escola é determinante para capacitar os estudantes com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do aprendizado e trabalho do século XXI. Este trabalho apresenta um levantamento de práticas e ferramentas que podem ser usadas para aumentar o nível de Cultura Digital nas escolas, a partir de um mapeamento sistemático da literatura.

Palavras-chave: Cultura Digital, Prática, Ferramenta

Referências

Alonso, K. (2017). Cultura digital e formação: entre um devir e realidades pungentes. Formação de educadores na cultura digital: a construção coletiva de uma proposta. Florianópolis: UFSC /CED/NUP, 625p.

Buckingham, D. (2003). Media Education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity. Buzato, M. (2010). Cultura digital, Educação e Letramento: conflitos, desafios, perspectivas In: HÖFLING, C. (Org.). Jornada de Letras. São Carlos: Editora da UFSCar, p. 69-88.

CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. (2018). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação: da educação infantil ao ensino fundamental. Disponível em http://curriculo.cieb.net.br/

MEC – Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base.

OMG. (2008). SPEM 2.0 - Software & Systems Process Engineering Metamodel. Disponível em: http://www.omg.org/spec/SPEM/About-SPEM/

Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson, M. (2008) Systematic Mapping Studies in Software Engineering. 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE). Universityof Bari, Italy.

UNESCO. COVID-19: conte à UNESCO como você está lidando com o fechamento das escolas. Disponível em: https://bit.ly/3i6a7k1Acessado em: 27 de Junho de 2020.
Publicado
30/06/2020
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Gilvaneide Francisca; DE SOUZA, Ricardo André Cavalcante. Um levantamento de práticas e ferramentas usadas para aumentar o nível de Cultura Digital nas escolas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 28. , 2020, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020 . p. 176-180. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2020.11153.