Um levantamento de práticas e ferramentas usadas para aumentar o nível de Cultura Digital nas escolas
Resumo
A Cultura Digital envolve a transformação das relações sociais, educacionais e de trabalho por meio das tecnologias digitais. A Cultura Digital de uma escola é determinante para capacitar os estudantes com as habilidades necessárias para enfrentar os desafios do aprendizado e trabalho do século XXI. Este trabalho apresenta um levantamento de práticas e ferramentas que podem ser usadas para aumentar o nível de Cultura Digital nas escolas, a partir de um mapeamento sistemático da literatura.
Referências
Buckingham, D. (2003). Media Education: literacy, learning and contemporary culture. Cambridge: Polity. Buzato, M. (2010). Cultura digital, Educação e Letramento: conflitos, desafios, perspectivas In: HÖFLING, C. (Org.). Jornada de Letras. São Carlos: Editora da UFSCar, p. 69-88.
CIEB – Centro de Inovação para a Educação Brasileira. (2018). Currículo de Referência em Tecnologia e Computação: da educação infantil ao ensino fundamental. Disponível em http://curriculo.cieb.net.br/
MEC – Ministério da Educação. (2018). Base Nacional Comum Curricular (BNCC): educação é a base.
OMG. (2008). SPEM 2.0 - Software & Systems Process Engineering Metamodel. Disponível em: http://www.omg.org/spec/SPEM/About-SPEM/
Petersen, K.; Feldt, R.; Mujtaba, S.; Mattsson, M. (2008) Systematic Mapping Studies in Software Engineering. 12th International Conference on Evaluation and Assessment in Software Engineering (EASE). Universityof Bari, Italy.
UNESCO. COVID-19: conte à UNESCO como você está lidando com o fechamento das escolas. Disponível em: https://bit.ly/3i6a7k1Acessado em: 27 de Junho de 2020.