A Taxonomia de Bloom Revisada como suporte para o planejamento de uma disciplina de Redes de Computadores
Resumo
Neste relato o planejamento de uma disciplina de redes de computadores é feito com a decomposição em seus capítulos e tópicos e posterior classificação de cada tópico conforme a Taxonomia de Bloom Revisada. Isso gerou visões e reflexões que posicionaram os tópicos conforme o nível de dificuldade e ainda estimulou a busca por outras estratégias pedagógicas. Esta maior sistemática foi importante para lidar com alguns desafios: a adaptação do professor ao ensino médio, o início em uma nova instituição e a oferta da disciplina em modelo de Ensino Retomo Emergencial (ERE) por conta da pandemia. Os resultados demonstraram a utilidade da taxonomia para essa gestão e condução da disciplina.
Palavras-chave:
Taxonomia de Bloom, Planejamento de Ensino, Redes de Computadores
Referências
Barreto, M. et al. (2019). Criação e avaliação de um objeto de aprendizagem para a pegada ecológica. VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2019).
Cisco Networking Academy (2021). Cisco Packet Tracer. Disponível em: <https://www.netacad.com/pt-br/courses/packet-tracer >. Acesso em: 15 abr 2021.
Dargains, A. Sampaio, F. (2020). Estudo Exploratório sobre o Uso da Robótica Educacional no Ensino de Introdução a Programação. Tecnologias, sociedade e conhecimento, v. 7, n. 1.
Ferraz, A. Belhot, R. (2010) Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção - Gest. Prod. (Online), v.17, n.2, pp.421-431.
Gil, Antonio Carlos. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. 111p.
Hodges, C. Moore, S. Lockee, B. Trust, T. Bond, A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 15 jul 2020.
Krathwohl, D. R. (2002). A revision of bloom’s taxonomy: An overview. Theory into practice, Taylor & Francis, v. 41, n. 4, p. 212–218.
Lima, R. (2009) Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências: ferramentas pedagógicas para uma metodologia de planejamento baseada em objetivos educacionais e sua implementação em um ambiente virtual de aprendizagem. Tese (Doutorado).
Marchesam M. R. Kuhn, M. K. (2018) Análise dos objetivos educacionais de um Curso Técnico de Administração pela Taxonomia de Bloom Revisada. Cadernos de Educação – UFPel (Online).
Mikroyannidis, A., Gómez-Goiri, A., Smith, A. & Domingue, J. (2018) PT Anywhere: a mobile environment for practical learning of network engineering. Interactive Learning Environments, 1-15.
PT Anywhere. (2021). PT Anywhere network simulation. Disponível em: <https://pt-anywhere.kmi.open.ac.uk/>. Acesso em: 22 fev 2021.
Santos, R. (2016) Inserindo a Taxonomia Revisada de Bloom em um MOOC. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Silva, R. et al. (2019) Uso do Cisco Packet Tracer como ferramenta no ensino-aprendizagem de Redes de Computadores no IFRN – Campus Mossoró. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v.6, n.2, p: 67-78.
Cisco Networking Academy (2021). Cisco Packet Tracer. Disponível em: <https://www.netacad.com/pt-br/courses/packet-tracer >. Acesso em: 15 abr 2021.
Dargains, A. Sampaio, F. (2020). Estudo Exploratório sobre o Uso da Robótica Educacional no Ensino de Introdução a Programação. Tecnologias, sociedade e conhecimento, v. 7, n. 1.
Ferraz, A. Belhot, R. (2010) Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gestão & Produção - Gest. Prod. (Online), v.17, n.2, pp.421-431.
Gil, Antonio Carlos. Didática no ensino superior. São Paulo: Atlas, 2015. 111p.
Hodges, C. Moore, S. Lockee, B. Trust, T. Bond, A. The Difference Between Emergency Remote Teaching and Online Learning. Educause Review. Disponível em: <https://er.educause.edu/articles/2020/3/the-difference-between-emergency-remote-teaching-and-online-learning>. Acesso em: 15 jul 2020.
Krathwohl, D. R. (2002). A revision of bloom’s taxonomy: An overview. Theory into practice, Taylor & Francis, v. 41, n. 4, p. 212–218.
Lima, R. (2009) Mapa de Conteúdos e Mapa de Dependências: ferramentas pedagógicas para uma metodologia de planejamento baseada em objetivos educacionais e sua implementação em um ambiente virtual de aprendizagem. Tese (Doutorado).
Marchesam M. R. Kuhn, M. K. (2018) Análise dos objetivos educacionais de um Curso Técnico de Administração pela Taxonomia de Bloom Revisada. Cadernos de Educação – UFPel (Online).
Mikroyannidis, A., Gómez-Goiri, A., Smith, A. & Domingue, J. (2018) PT Anywhere: a mobile environment for practical learning of network engineering. Interactive Learning Environments, 1-15.
PT Anywhere. (2021). PT Anywhere network simulation. Disponível em: <https://pt-anywhere.kmi.open.ac.uk/>. Acesso em: 22 fev 2021.
Santos, R. (2016) Inserindo a Taxonomia Revisada de Bloom em um MOOC. Dissertação de mestrado. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação - Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Silva, R. et al. (2019) Uso do Cisco Packet Tracer como ferramenta no ensino-aprendizagem de Redes de Computadores no IFRN – Campus Mossoró. ScientiaTec: Revista de Educação, Ciência e Tecnologia do IFRS, v.6, n.2, p: 67-78.
Publicado
20/07/2021
Como Citar
PEREIRA, Otacílio José; ABRANTES, Rossini Pena; FERNANDES, Filipe Arantes; SILVA, Loham Santos da.
A Taxonomia de Bloom Revisada como suporte para o planejamento de uma disciplina de Redes de Computadores. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 1-10.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15891.