Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software com PBL: um relato de experiência

  • Simone R. S. Souza USP
  • João Choma Neto USP
  • Leo Natan Paschoal USP
  • Elis Hernandes Monitora Soluções Tecnológicas

Resumo


A adaptação do ensino de engenharia de software para o modelo remoto é desafiador principalmente quando Project-based learning é adotado. Esta metodologia oferece uma oportunidade de aplicar a teoria em um projeto prático, melhorando o aprendizado e a motivação dos estudantes. Este artigo relata a experiência em ensinar engenharia de software por meio de aulas online no 1o semestre de 2020. A abordagem para adaptação a esse novo modelo é apresentada, incluindo como os projetos práticos foram desenvolvidos em parceria com uma empresa de TI da cidade. Como resultados, são apresentados dados qualitativos obtidos com os participantes, os quais indicam as impressões sobre o aprendizado e a experiência. De uma maneira geral, apesar das várias dificuldades impostas pelo novo modelo, observou-se que a comunicação e o aprendizado foram muito positivos nesse modelo remoto de ensino.
Palavras-chave: Ensino de Engenharia de Software, Project-based learning, PBL, Educação

Referências

ACM and IEEE (2013). Computer Science Curricula 2013: Curriculum Guidelines for Undergraduate Degree Programs in Computer Science. ACM, New York, NY, USA

Bastarrica, M. C., Perovich, D., and Samary, M. M. (2017). What can students get from a software engineering capstone course? In 39th International Conference on Software Engineering: Software Engineering Education and Training Track, pages 137–145

DeFillippi, R. J. (2001). Introduction: Project-based learning, reflective practices and learning. Sage Publications Sage CA: Thousand Oaks, CA, 32(1):5–10.

Fioravanti, M., Sena, B., Paschoal, L., Ribeiro Silva, L., Allian, A., Nakagawa, E., Souza, S., Isotani, S., and Barbosa, E. (2018). Integrating project based learning and project management for software engineering teaching: An experience report. In 49th ACM Technical Symposium on Computer Science Education, pages 806–811

Jianguo Chen, Huijuan Lu, Lixin An, and Yongxia Zhou (2009). Exploring teaching methods in software engineering education. In 4th International Conference on Computer Science Education (ICCSE IEEE), pages 1733–1738

Moresi, E. A. D., Filho, M. O. B., Hartmann, V. C., and Carvalho, C. M. S. (2019). Gamificação como metodologia ativa: estudo de caso na disciplina de engenharia de software. Revista Iberoamericana de Sistemas Cibernetica e Informatica, 16(2):63–68

Paschoal, L. N. and Souza, S. R. S. (2020). Teaching scrum practices with the support of brazilian startups: an initiative in software engineering course. In CibSE - Ibero-American Conference on Software Engineering, pages 1–14.

Ramos, C. S., Kosloski, R. A. D., Venson, E., Costa, R. M. F., and Deon, V. H. A. (2018). TBL as an active learning-teaching methodology for software engineering courses. In XXXII Brazilian Symposium on Software Engineering, SBES ’18, page 289–297

Silva, W. A. F., Steinmacher, I. F., and Conte, T. U. (2017). Is it better to learn from problems or erroneous examples? In IEEE 30th Conference on Software Engineering Education and Training (CSEET), pages 222–231

Souza, M., Moreira, R., and Figueiredo, E. (2019). Students perception on the use of project-based learning in software engineering education. In XXXIII Brazilian Symposium on Software Engineering, page 537–546. SBC.

Souza, S. R. S., Oliveira, B., Grillo, F., and Cico, C. (2016). Construção de plataformas digitais durante o ensino de engenharia de software: um relato de experiência. In Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2016) - SBES, pages 1–10.

Zorzo, A. F., Nunes, D., Matos, E., Steinmacher, I., Leite, J., Araujo, R. M., Correia, R., and Martins, S. (2017). Referenciais de Formação para os Cursos de Graduação em Computação. Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Publicado
20/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Simone R. S.; CHOMA NETO, João; PASCHOAL, Leo Natan; HERNANDES, Elis. Ensino Remoto Emergencial de Engenharia de Software com PBL: um relato de experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 31-40. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15894.