Percepção de estudantes sobre PBL Online em cursos superiores do Instituto Federal da Bahia durante a pandemia da Covid-19
Resumo
Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde classificou o surto de contaminação pelo novo coronavírus como uma pandemia e, a partir da declaração, atividades consideradas não essenciais foram suspensas em todo o mundo. Uma das áreas que foi impactada foi a educação - com o fechamento das escolas e universidades, muitas instituições necessitaram inovar em suas práticas implantando o ensino remoto e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) assim o fez através das Atividades De Ensino Não Presenciais Emergenciais, regulamentadas através de resolução própria. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes de cursos superiores da área de computação do IFBA que participaram de atividades curriculares e extracurriculares executadas a partir da aplicação da metodologia Problem-Based Learning (PBL), uma metodologia ativa que adaptamos para ser aplicada em ambiente on-line. Será apresentada a compreensão dos estudantes a respeito de aspectos essenciais na experiência realizada, como aqueles relacionados à construção do problema, infraestrutura da execução e competências e habilidades desenvolvidas.
Referências
da Bahia, I. F. (2020a). Res. nº 19 - revoga res. 18 e regulamenta a implementacão aenpe nos cursos do ifba. https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020. (Accessed on 04/16/2021).
da Bahia, I. F. (2020b). Res. nº 30 - altera a res. 19 2020, que regulamenta as aenpe nos cursos do ifba. https://portal.ifba.edu.br/institucional/consup/resolucoes-2020/res-no-30-altera-a-res-19_2020-que-regulamenta-as-aenpe-nos-cursos-do-ifba.pdf/view. (Accessed on 04/16/2021).
Dale, E. (1969).Audiovisual Methods in Teaching. Dryden Press.
De Miranda, S. (2016).Estrategias Didaticas Para Aulas Criativas. PAPIRUS.
Delisle, R., for Supervision, A., and Development, C. (1997).How to Use Problem-basedLearning in the Classroom. ASCD
dos Santos, D. M. B., Pinto, G., Sena, C. P. P., Bertoni, F. C., and Bittencourt, R. A.(2007). Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso deengenharia da computacão da universidade estadual de feira de santana. In Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia-COBENGE
Fardo, M. L. (2013). A gamificação aplicada em ambientes de aprendizagem. RENOTE-Revista Novas Tecnologias na Educação, 11(1).
Microsoft (2021).Microsoft teams. https://www.microsoft.com/pt-br/microsoft-teams/group-chat-software. (Accessed on 04/13/2021).
WHO (2021). Who coronavirus (covid-19) dashboard — who coronavirus (covid-19)dashboard with vaccination data.https://covid19.who.int/. (Accessed on04/16/2021).
Woods, D. (1997).Problem-based Learning: Resources to Gain the Most from PBL. D.R.Woods.