Percepção de estudantes sobre PBL Online em cursos superiores do Instituto Federal da Bahia durante a pandemia da Covid-19

  • Davy M. S. Gomes IFBA
  • Luciano T. Silva IFBA
  • Rebeca dos Santos IFBA
  • Fernanda Silveira IFBA
  • Fernanda Castelo Branco Santana IFBA
  • Igo Amauri S. Luz IFBA

Resumo


Em março de 2020, a Organização Mundial de Saúde classificou o surto de contaminação pelo novo coronavírus como uma pandemia e, a partir da declaração, atividades consideradas não essenciais foram suspensas em todo o mundo. Uma das áreas que foi impactada foi a educação - com o fechamento das escolas e universidades, muitas instituições necessitaram inovar em suas práticas implantando o ensino remoto e o Instituto Federal da Bahia (IFBA) assim o fez através das Atividades De Ensino Não Presenciais Emergenciais, regulamentadas através de resolução própria. O objetivo deste artigo é apresentar a percepção dos estudantes de cursos superiores da área de computação do IFBA que participaram de atividades curriculares e extracurriculares executadas a partir da aplicação da metodologia Problem-Based Learning (PBL), uma metodologia ativa que adaptamos para ser aplicada em ambiente on-line. Será apresentada a compreensão dos estudantes a respeito de aspectos essenciais na experiência realizada, como aqueles relacionados à construção do problema, infraestrutura da execução e competências e habilidades desenvolvidas.

Palavras-chave: Ensino Remoto, Metodologia Ativa, Problem-Based Learning (PBL), Ambiente Virtual de Aprendizagem

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Publicado
20/07/2021
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GOMES, Davy M. S.; SILVA, Luciano T.; SANTOS, Rebeca dos; SILVEIRA, Fernanda; SANTANA, Fernanda Castelo Branco; LUZ, Igo Amauri S.. Percepção de estudantes sobre PBL Online em cursos superiores do Instituto Federal da Bahia durante a pandemia da Covid-19. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 91-100. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15900.