Preparação para Olimpíada Brasileira de Informática Nível Sênior: Um Relato de Experiência

  • Paulo Miranda e Silva Sousa UFC
  • José Robertty de Freitas Costa UFC
  • Gustavo Ivens Oliveira Silva UFC
  • Victor de Souza Lima UFC
  • Wladimir Araújo Tavares UFC
  • Carla Ilane Moreira Bezerra UFC

Resumo


As competições de programação estão assumindo um papel importante no desenvolvimento das habilidades de programação e resolução de problemas. Uma das competições de programação voltada para os alunos do primeiro ano de graduação, é a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) Nível Sênior. Um dos principais desafios da OBI é oferecer uma atividade que seja capaz de ambientar os alunos e aborde assuntos da competição. Neste contexto, este trabalho apresenta o relato de experiência da preparação para OBI Nível Sênior. Para suportar a preparação da OBI foi construída uma plataforma, denominada Code Marathon. Além disso, são apresentados os resultados da aplicação e avaliação ao longo de três anos com alunos de graduação de TI.
Palavras-chave: Olimpíada Brasileira de Informática, Programação Competitiva, Resolução de Problemas

Referências

Bloomfield, A. and Sotomayor, B. (2016). A programming contest strategy guide. In Proceedings of the 47th ACM technical symposium on computing science education, pages 609–614.

BRASIL (2016). Ministério da educação. diretrizes curriculares nacionais para os cursos de graduação na área da computação. In RESOLUÇÃO No 5, DE 16 DE NOVEMBRO DE 2016

de Oliveira ANIDO, R. and MENDERICO, R. M. (2007). Brazilian olympiad in informatics. Olympiads in Informatics, page 5.

de Souza, J. S. and Lopes, A. S. B. (2018). Estimulando o pensamento computacional e o raciocínio lógico no ensino fundamental por meio da obi e computação desplugada. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 1893

Moura, A. F., Tavares, T., Moreira, J., and Mattos, G. (2019). Virtualização de questões da obi para o desenvolvimento do pensamento computacional. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 8, page 1334.

Nowicki, M., Matuszak, M., Kwiatkowska, A., Sysło, M., and Bała, P. (2013). Teaching secondary school students programming using distance learning: a case study. In Proceedings of the 10th World Conference on Computers in Education (WCCE 2013).

Raman, R., Vachharajani, H., and Achuthan, K. (2018). Students motivation for adopting programming contests: Innovation-diffusion perspective. Education and Information Technologies, 23(5):1919–1932.

Ramos, T., Batista, L. V., Neto, J. A. M., Santos, A., Machado, K., and Branco, P. (2015). Ensino de programação para olimpíada brasileira de informática. In Anais do Workshop de Informática na Escola, volume 21, page 122.

Solórzano, A., Schneider, C., and Charão, A. (2019). Pratique obi: Um recurso de apoio a treinos para a modalidade iniciação da olimpíada brasileira de informática. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 453–462. SBC.

Vitorino, M., Silva, H., Sampaio, L., and Gheyi, R. (2018). Perfil dos premiados em olimpíadas de informática e sua influência sobre a educação em computação. In Brazilian Symposium on Computers in Education (Simpósio Brasileiro de Informática na Educação-SBIE), volume 29, page 228.
Publicado
20/07/2021
SOUSA, Paulo Miranda e Silva; COSTA, José Robertty de Freitas; SILVA, Gustavo Ivens Oliveira; LIMA, Victor de Souza; TAVARES, Wladimir Araújo; BEZERRA, Carla Ilane Moreira. Preparação para Olimpíada Brasileira de Informática Nível Sênior: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 101-110. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15901.