Quando os Discentes se Expressam: Um Relato de Experiência da Criação de um Podcast para Aumentar o Engajamento e Troca de Conhecimento em Tempos de Pandemia

  • Carlos Silva UFMA
  • Kennedy Nunes UFMA
  • Nathasha Pinto UFMA
  • Maikon Costa UFMA
  • Alana Araújo UFMA
  • Simara Rocha UFMA
  • Geraldo Braz Junior UFMA
  • Luis Rivero UFMA

Resumo


Melhorar o engajamento de discentes e facilitar o acesso à informação têm se tornado mais relevantes no contexto educacional. Em virtude do isolamento social gerado pela pandemia da COVID-19, recursos didáticos como podcasts e vídeos podem ser explorados para alcançar este objetivo. Com o intuito manter os discentes atualizados e engajados durante o ensino remoto, o grupo PETComp da Universidade Federal do Maranhão montou uma equipe para desenvolver um podcast sobre conteúdos relacionados à Tecnologia da Informação. Este artigo apresenta o processo de produção dos episódios do podcast. Após a preparação do material e lançamento do podcast em plataformas digitais, foi coletada a opinião dos discentes sobre o mesmo através de um questionário. Os resultados indicam que o podcast contribuiu para disponibilizar conteúdos construídos pelos discentes de forma descontraída, permitindo a atualização em temas relevantes e o engajamento dos ouvintes.
Palavras-chave: Podcast, PET, Tecnologia da Informação, Autonomia Estudantil

Referências

Barros, Á. G., de Souza, C. H. M., and Teixeira, R. (2020). Evolução das Comunicações até a Internet das Coisas: A Passagem para uma Nova Era da Comunicação Humana. Cadernos de Educação Básica, 5(3):260–280

Bell, T., Cockburn, A., Wingkvist, A., & Green, R. (2007, February). Podcasts as a Supplement In Tertiary Education: An Experiment with two Computer Science Courses. In Conference On Mobile Learning Technologies and Applications (MOLTA) (P. 70).

Chan-Olmsted, S. and Wang, R. (2020). Understanding podcast users: Consumption motives and behaviors. New Media & Society, page 1461444820963776.

Farias, Priscila Fabiane & da Silva, L. (2020). Ensino em tempos críticos: a criação de um podcast para promoção do diálogo crítico docente no contexto da pandemia da Covid-19. AtoZ: novas praticas em informação e conhecimento, 9(2):229–233.

Ferreira, C., Anjos, J., Normando, J., Castro, M., Odakura, V., Sacchi, R., and Barvinski, C. (2016). Uso de podcast para apoio a aprendizagem de algoritmos em curso de graduação em computação. In Anais dos Workshops do Congresso Brasileiro de Informática na Educação, volume 5, page 1208.

Geraldes, W. B. (2020). O ensino a distância através do uso de podcast para cursos técnicos e superiores no Instituto Federal de Goiás. In Anais do CIET: EnPED: 2020- (Congresso Internacional de Educação e Tecnologias— Encontro de Pesquisadores em Educação a Distância).

Gimenes, I. (2015). Os dilemas didaticos da Engenharia de Software. Revista da Sociedade Brasileira de Computação Brasil, Edição, 28.

Mota, P. A., & Coutinho, C. P. (2016). O Podcast na Educação Musical: relato de uma experiência. Eduser-Revista de Educação, 1(1).

Phillips, B. (2017). Student-produced podcasts in language learning–exploring student perceptions of podcast activities. IAFOR Journal of Education

Soares, E. d. F. A., de Lucena, L. B., de Andrade, G. L. C., dos Santos, W. S., de Oliveira, A. G. G., Batista, L. M. d. S. D., Gomes, D. A., and de Lima, R. W. (2020). As atividades realizadas pelo pet no desenvolvimento do curso de ciencia da computação. Brazilian Journal of Development, 6(7):43642–43656.

Vlachopoulos, D. (2020). Covid-19: threat or opportunity for online education? Higher Learning Research Communications, 10(1):2.
Publicado
20/07/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Carlos; NUNES, Kennedy; PINTO, Nathasha; COSTA, Maikon; ARAÚJO, Alana; ROCHA, Simara; BRAZ JUNIOR, Geraldo; RIVERO, Luis. Quando os Discentes se Expressam: Um Relato de Experiência da Criação de um Podcast para Aumentar o Engajamento e Troca de Conhecimento em Tempos de Pandemia. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 121-130. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15903.