Um Relato de Experiência do Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília

Resumo


O primeiro ano de um curso de graduação é um desafio para muitos calouros e calouras que ingressam na Universidade de Brasília. Esse desafio não é apenas local, mas está em diferentes universidades brasileiras e mundiais. A dificuldade no primeiro ano do curso leva, muitas vezes, o aluno a desistirem dos seus cursos. Neste contexto, este artigo apresenta o Programa de Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília com o objetivo de recepcionar de uma maneira mais amigável os alunos novos no curso. O programa foi realizado em sua primeira edição no primeiro semestre de 2020, e a sua estrutura, assim como também as lições apreendidas são apresentadas neste artigo.
Palavras-chave: Ciência da Computação, Acolhimento, Aluno, Aluna

Referências

Bordin, A., Finger, A., Gindri, L., and de Mello, A. (2020). Tutoria das gurias: Uma ação de acompanhamento de alunas ingressantes em cursos de computação. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 129–138, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Brasil (2012). Lei No 12.711. http://portal.mec.gov.br/cotas/docs/lei_12711_29_08_2012.pdf

Carvalho, L., Santos, A., Nakamura, F., and Oliveira, E. (2019). Detecção precoce de evasão em cursos de graduação presencial em computação: um estudo preliminar. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 233–243, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Christ, F. L. (1981). Seven steps to better management of your study time. Personal Efficiency Programs

CPA/UnB(2019). Relatório de perfil dos estudantes do departamento de ciência da computação (cic)

Giannakos, M. N., Pappas, I. O., Jaccheri, L., and Sampson, D. G. (2017). Understanding student retention in computer science education:the role of environment, gains, barriers and usefulness. Education and Information Technologies, 22(5):2365–2382

Holanda, M., de Araújo, A. P., Walter, M. E., and de Oliveira, C. A. (2016). Meninas.comp: Um relato da experiêcia de integração entre o ensino médio e a universidade de brasília. In Anais do X Women in Information Technology, pages 78–82, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC

Marques, L. T., Marques, B. T., Rocha, R. S., Silva, L. C., Castro, A. F., and Queiroz, P. G. G. (2020). Evasão acadêmica e suas causas em cursos de bacharelado em ciência da computação: Um estudo de caso na ufersa. In Anais DO XXXI Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2020), page 1042–1051

Mochetti, K., Salgado, L., Zerbinato, A., Souza, B., and Avelino, M. (2016). Ciência da computação tamém é coisa de menina! In Anais do X Women in Information Technology, pages 11–15, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Prickett, T., Walters, J., Yang, L., Harvey, M., and Crick, T. (2020). Resilience and effective learning in first-year undergraduate computer science. In Proceedings of the 2020 ACM Conference on Innovation and Technology in Computer Science Education, page 19–25

Siqueira, T. (2020). Elas: introdução à engenharia da computação e além. In Anais do XIV Women in Information Technology, pages 20–29, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.

Stephenson, C., Miller, A. D., Alvarado, C., Barker, L., Barr, V., Camp, T., Frieze, C., Lewis, C., Mindell, E. C., Limbird, L., Richardson, D., Sahami, M., Villa, E., Walker, H., and Zweben, S. (2018). Retention in Computer Science Undergraduate Programs in the U.S.: Data Challenges and Promising Interventions. ACM, New York, NY, USA.

Vesikivi, P., Lakkala, M., Holvikivi, J., and Muukkonen, H. (2020). The impact of project- based learning curriculum on first-year retention, study experiences, and knowledge work competence. Research Papers in Education, 35(1):64–81.
Publicado
20/07/2021
HOLANDA, Maristela; MANDELLI, Marcelo; ISHIKAWA, Edison; SILVA, Dilma da. Um Relato de Experiência do Acolhimento d@s Calour@s do Departamento de Ciência da Computação da Universidade de Brasília. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 151-160. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15906.