Uma Análise Preliminar da Aplicação do Método 300 em Turmas de Algoritmos e Programação

Resumo


As dificuldades de aprendizado de algoritmos e programação representam uma das razões para os altos índices de evasão nos primeiros anos dos cursos da área de computação e informática. Tal fato vem motivando a busca e a aplicação de novas estratégias de ensino. Neste cenário, as metodologias ativas de aprendizagem apresentam-se como uma alternativa, auxiliando o professor em atividades que promovam maior interação entre os alunos, aumentando o engajamento e as possibilidades de aprendizagem. Este trabalho apresenta uma análise preliminar sobre a aplicação de um modelo de aprendizagem ativa e colaborativa, conhecido como Método 300. O método foi aplicado durante as primeiras semanas de aula de uma disciplina de algoritmos e programação, em uma turma de ingressantes de um curso de Ciência da Computação. O relato descreve estratégias de aplicação e discute alguns resultados preliminares observados a partir da aplicação deste método.
Palavras-chave: Ensino de Programação, Metodologias Ativas, Método 300

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Publicado
20/07/2021
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CASTRO JUNIOR, Amaury Antônio de; CHEUNG, Luciana Montera; BATISTA, Esteic Janaína Santos; LIMA, Anderson Corrêa de. Uma Análise Preliminar da Aplicação do Método 300 em Turmas de Algoritmos e Programação . In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 171-180. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15908.