A Formação Docente acerca do Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Estudo sobre os Espaços de Discussão no Brasil

Resumo


Atualmente, diversas discussões apontam o Pensamento Computacional (PC) como um conjunto de habilidades facilitadoras da aprendizagem de diversas ciências até mesmo para estudantes da educação básica. Logo, espera-se que o PC ganhe espaço nas formações para professores. Contudo, é preciso ainda pensar como essas práticas serão desenvolvidas no contexto da educação inclusiva, tendo em vista as dimensões que caracterizam o espaço escolar como inclusivo. Este trabalho apresenta, portanto, uma revisão de literatura cujos resultados apontam para um déficit em estudos, no Brasil, sobre a formação docente acerca de práticas que viabilizem o desenvolvimento do PC na perspectiva da educação inclusiva.
Palavras-chave: Pensamento Computacional, Atendimento Educacional Especializado, Computação na Educação Básica, Educação Inclusiva

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Publicado
20/07/2021
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OLIVEIRA, Amanda Maria D. de; BARRETO, Gabriel Vieira; VIANA, Flávia Roldan. A Formação Docente acerca do Pensamento Computacional na Perspectiva da Educação Inclusiva: Um Estudo sobre os Espaços de Discussão no Brasil. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 198-207. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15911.