Análise de Objetivos Educacionais Utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada Aplicada a um PPC do Curso de ADS

  • Mário W. Pereira IFCE
  • Luiza S. Pontello IFCE

Resumo


O foco desta pesquisa foi avaliar se os objetivos educacionais do PPC da graduação tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) do IFCE, campi Canindé, estão alinhados com o perfil profissional de conclusão, correspondente ao Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia - MEC (CNCST), utilizando a tabela bidimensional da Taxonomia de Bloom Revisada (TBR). Adotou-se, como metodologia, a pesquisa descritiva; como técnica de coleta de dados, a pesquisa documental; sendo a análise dos dados qualitativa e quantitativa. Foi constatado que há um desalinhamento, nas categorias da dimensão dos processos cognitivos. Recomenda-se a revisão dos objetivos das disciplinas específicas do curso.
Palavras-chave: Objetivos educacionais, Taxonomia de Bloom, Projeto Pedagógico

Referências

ANDERSON, L. W. et al. A taxonomy for learning, teaching, and assessing: A revision of Bloom’s taxonomy of educational objectives. [S.l.]: Allyn &Bacon, 2001.

BLOOM, B. S. Taxonomy of educational objectives, Handbook 1: Cognitive domain. Addison-Wesley Longman Ltd. New York: David McKay. 1956.

FERRAZ A. P. C. M.; BELHOT, R.V. Taxonomia de Bloom: revisão teórica e apresentação das adequações do instrumento para definição de objetivos instrucionais. Gest. Prod. 17(2):421-31; 2010.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. PPC - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. 2017a. Disponível em: <https://ifce.edu.br/caninde/cursos/superiores/tecnologicos/ads/pdf/ppc-tecnologia- em-analise-e-desenvolvimento-de-sistemas.pdf/@@download/file/PPC%20- %20Tecnologia%20em%20An%C3%A1lise%20e%20Desenvolvimento%20de%20S istemas%20.pdf> Acesso em: 14 out. 2020.

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Projeto Político-Pedagógico Institucional. 2018. Disponível em: <https://ifce.edu.br/PPI.pdf>

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ. Conselho Superior. Resolução N°99, de 27 de setembro de 2017. Aprova o Manual para Elaboração de Projetos Pedagógicos de Cursos do IFCE. 2017b. Disponível em: <https://ifce.edu.br/instituto/documentos-institucionais/resolucoes/2017/099-17- aprova-o-manual-de-elaboracao-de-projetos-pedagogicos-de-cursos-do- ifce.pdf/@@download/file/099-17%20- %20Aprova%20o%20Manual%20de%20Elabora%C3%A7%C3%A3o%20de%20Pr ojetos%20Pedag%>. Acesso em: 13 out. 2020.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. Atlas. São Paulo. 2002.

JOYE, C. R. Didáticas e Metodologias do Ensino Médio e da Educação Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. SETEC-MEC. 137 p. 2013.

MAGER, R. F. A formulação de objetivos de ensino. Traduzido da segunda edição norte-americana por Cosete Ramos coma colaboração de Débora Karam Galarza. Proto Alegre, Globo. 1979.

MARCHESAN, M. R.; KUHN, M. C. Análise dos Objetivos Educacionais de um Curso Técnico em Administração pela Taxonomia de Bloom Revisada. Cadernos de Educação, n. 59, pp. 108-133. 2018. Faculdade de Educação UFPel. 2018. ISSN: 2178-079X.JOYE, C. R. Didáticas e Metodologias do Ensino Médio e da Educação Profissional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. SETEC- MEC. 137 p. 2013.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia. 3° Edição. Brasília. 2016. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9 8211-cncst-2016-a&category_slug=outubro-2018-pdf-1&Itemid=30192>. Acesso em: 13 out. 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Planejamento Curricular - decisões básicas do planejamento curricular. Documento III. SECRETARIA DE ENSINO 1° E 2° GRAUS. Brasília. 1979.

NETO, R. J.; DOS SANTOS, N.; DE ASSIS, B. C. Análise Das Habilidades Cognitivas Fundamentados Na Taxionomia De Bloom: Uma Análise No Curso De Ciências Contábeis. Seminário de Ciências Sociais Aplicadas, v. 3, n. 3, 2012.

SANTOS, R. S. F. D. Inserindo a Taxonomia Revisada de Bloom em um MOOC. Dissertação. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação. Associação ampla entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido. 2016.

SILVA, V. A. D.; MARTINS, M. I. Análise de questões de física do ENEM pela Taxonomia de Bloom Revisada. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 16, n. 3, pp. 189- 202, 2014. Disponível em : <https://www.scielo.br/pdf/epec/v16n3/1983-2117-epec- 16-03-00189.pdf>. Acesso em: 13 out. 2020.
Publicado
20/07/2021
PEREIRA, Mário W.; PONTELLO , Luiza S.. Análise de Objetivos Educacionais Utilizando a Taxonomia de Bloom Revisada Aplicada a um PPC do Curso de ADS. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 248-257. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15916.