O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes
Resumo
O profissional de computação precisa adquirir as mais variadas habilidades para se manter competitivo no mercado de trabalho. Entre essas habilidades, as denominadas soft skills (ou habilidades não-técnicas) são atributos pessoais que permitem ao indivíduo desempenhar uma boa interação com o mundo ao seu redor. Nesse contexto, o Programa de Educação Tutorial (PET) surge como uma alternativa para desenvolver tais habilidades durante o ensino superior. No entanto, existem poucas análises sobre como um discente pode desenvolver soft skills durante a realização de atividades no âmbito do PET. Neste artigo, através de um formulário, foi obtida a percepção dos discentes sobre o impacto das atividades realizadas no PET para o desenvolvimento de soft skills, considerando o contexto do estado do Maranhão. Os resultados apontam para o impacto positivo das atividades do programa para este fim, além de identificar oportunidades de melhoria.
Palavras-chave:
Atividades Extracurriculares, Mercado de Trabalho, PET, Soft Skills
Referências
Ahmed, F., Capretz, L. F., & Campbell, P. (2012). Evaluating the demand for soft skills in software development. It Professional, 14(1), 44-49.
Andrade, J. D. I., da Silva, T. R., Rodrigues, F. L., Saldanha, D. G., Pinto, G. F., & Junior, J. A. S. D. F. (2020). O impacto do Programa de Educação Tutorial no desempenho acadêmico dos seus integrantes. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 12(2).
Costa, Y., Gomes, D., Santos, S., Pinto, N., Viana, D., Braz, G., & Rivero, L. (2020, October). Identifying Improvement Opportunities in Software Engineering Education at the Maranhão State: Listening to Voices from Academy and Industry. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering (pp. 860-869).
Ferreira, J., Ribeiro, J., de Freitas Júnior, A., Sousa, G., da Silva, I., Santos, H., ... & de Oliveira, A. (2015, July). Educação Tutorial em Ciência da Computação: uma proposta de sistematização. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 161-167). SBC.
França, C., & Mellet, D. (2016). Soft Skills Required! Uma Análise da Demanda por Competências Não-Técnicas de Profissionais para a Indústria de Software e Serviços. Anais do IX Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2016), 101-112.
González-Morales, D., De Antonio, L. M. M., & García, J. L. R. (2011, April). Teaching “Soft” skills in software engineering. In 2011 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 630-637). IEEE.
Heckman, J. J., & Kautz, T. (2012). Hard evidence on soft skills. Labour economics, 19(4), 451-464.
Hillage, J. and Pollard, E. (1998). Employability: developing a framework for policy analysis. Department for Education and Employment, Suffolk, Inglaterra, 85 edition.
Leite, F., Cardoso, G., Costa, Y., Estrela, I., Pinto, A., Pereira, E., Júnior, G. B., & Rivero, L. (2019, July). Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 101-110). SBC.
Matturro, G., Raschetti, F., & Fontán, C. (2019). A Systematic Mapping Study on Soft Skills in Software Engineering. J. UCS, 25(1), 16-41.
Pedrosa, N. and Ferreira da Silva, L. (2019). A IMPORTÂNCIA DOS SOFT SKILLS NAS DESCRIÇÕES DAS VAGAS DE GERENTE DE PROJETOS DE TI. Revista Alcance, 26(1):45–60.
Schulz, B. (2008). The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Journal of Language and Communication, pages 146–154.
Succi, C. and Canovi, M. (2020). Soft skills to enhance graduate employability: comparing students and employers’ perceptions. Studies in Higher Education, 45(9):1834–1847.
Andrade, J. D. I., da Silva, T. R., Rodrigues, F. L., Saldanha, D. G., Pinto, G. F., & Junior, J. A. S. D. F. (2020). O impacto do Programa de Educação Tutorial no desempenho acadêmico dos seus integrantes. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, 12(2).
Costa, Y., Gomes, D., Santos, S., Pinto, N., Viana, D., Braz, G., & Rivero, L. (2020, October). Identifying Improvement Opportunities in Software Engineering Education at the Maranhão State: Listening to Voices from Academy and Industry. In Proceedings of the 34th Brazilian Symposium on Software Engineering (pp. 860-869).
Ferreira, J., Ribeiro, J., de Freitas Júnior, A., Sousa, G., da Silva, I., Santos, H., ... & de Oliveira, A. (2015, July). Educação Tutorial em Ciência da Computação: uma proposta de sistematização. In Anais do XXIII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 161-167). SBC.
França, C., & Mellet, D. (2016). Soft Skills Required! Uma Análise da Demanda por Competências Não-Técnicas de Profissionais para a Indústria de Software e Serviços. Anais do IX Fórum de Educação em Engenharia de Software (FEES 2016), 101-112.
González-Morales, D., De Antonio, L. M. M., & García, J. L. R. (2011, April). Teaching “Soft” skills in software engineering. In 2011 IEEE Global Engineering Education Conference (EDUCON) (pp. 630-637). IEEE.
Heckman, J. J., & Kautz, T. (2012). Hard evidence on soft skills. Labour economics, 19(4), 451-464.
Hillage, J. and Pollard, E. (1998). Employability: developing a framework for policy analysis. Department for Education and Employment, Suffolk, Inglaterra, 85 edition.
Leite, F., Cardoso, G., Costa, Y., Estrela, I., Pinto, A., Pereira, E., Júnior, G. B., & Rivero, L. (2019, July). Educação Tutorial em Computação: Uma Análise Retrospectiva das Atividades Realizadas para a Formação Pessoal e Profissional de Cientistas da Computação. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação (pp. 101-110). SBC.
Matturro, G., Raschetti, F., & Fontán, C. (2019). A Systematic Mapping Study on Soft Skills in Software Engineering. J. UCS, 25(1), 16-41.
Pedrosa, N. and Ferreira da Silva, L. (2019). A IMPORTÂNCIA DOS SOFT SKILLS NAS DESCRIÇÕES DAS VAGAS DE GERENTE DE PROJETOS DE TI. Revista Alcance, 26(1):45–60.
Schulz, B. (2008). The importance of soft skills: Education beyond academic knowledge. Journal of Language and Communication, pages 146–154.
Succi, C. and Canovi, M. (2020). Soft skills to enhance graduate employability: comparing students and employers’ perceptions. Studies in Higher Education, 45(9):1834–1847.
Publicado
20/07/2021
Como Citar
PASSOS, Arthur; BARRETO, André; NASCIMENTO, Brenno; SILVA, Felipe; COSTA, Gabriel; COSTA, Yandson; VIANA, Davi; RIVERO, Luis.
O Impacto das Atividades do Grupo PET no Aprimoramento de Soft Skills Requeridos pelo Mercado de Computação do Maranhão: Uma Análise da Visão dos Discentes. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 388-397.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15930.