Panorama Brasileiro de Uso de Ferramentas para Desenvolvimento do Pensamento Computacional e Ensino de Programação

  • Carmen Vera Scorsatto Brezolin PUCRS / IFSUL
  • Milene Selbach Silveira PUCRS

Resumo


Uma das abordagens que tem sido utilizadas para apoiar o aprendizado de algoritmos e programação e o desenvolvimento do pensamento computacional é o uso de ferramentas tecnológicas projetadas para este fim. No intuito de se compreender o cenário brasileiro relacionado a este uso, foi realizado um mapeamento sistemático, nos principais fóruns brasileiros, promovidos pela Sociedade Brasileira de Computação que discutem o tema (tais como o SBIE, WIE, WEI e IHC, dentre outros). Com a análise realizada, verificou-se que o número maior de artigos é direcionado ao Ensino Fundamental e que as ferramentas mais utilizadas foram as Linguagens de Programação Visual com Blocos, com destaque para o Scratch. Ressalta-se a necessidade de se levar a pesquisa aos níveis técnicos e infantil e de um envolvimento maior dos professores nestas ações.
Palavras-chave: aprendizado de algoritmos, aprendizado de programação, pensamento computacional, ferramentas educacionais, mapeamento sistemático

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Publicado
20/07/2021
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BREZOLIN, Carmen Vera Scorsatto; SILVEIRA, Milene Selbach. Panorama Brasileiro de Uso de Ferramentas para Desenvolvimento do Pensamento Computacional e Ensino de Programação . In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 398-407. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15931.