Utilizando o Modelo ADDIE para o Desenvolvimento e Avaliação de um Processo Educacional Inspirado na Educação 4.0

Resumo


A Educação 4.0 é um paradigma de aprendizagem centrado no estudante que busca prepará-los para o mundo contemporâneo. Portanto, este artigo apresenta o uso das etapas do modelo ADDIE (Analisar, Projetar, Desenvolver, Implementar e Avaliar) para a concepção e evolução do Teacher Assistance Educational Process (TAEP4.0). O TAEP4.0 objetiva apoiar os professores na preparação de aulas baseadas no contexto da Educação 4.0. O TAEP4.0 também incentiva o desenvolvimento de competências e habilidades do Século XXI, como resolução de problemas, pensamento crítico e criatividade. Para este fim, o TAEP4.0 incentiva o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na escola.
Palavras-chave: Educação 4.0, Processo Educacional, Modelo ADDIE, Competências e Habilidades, Século XXI

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Publicado
20/07/2021
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SILVA, Deivid Eive; CORRÊA SOBRINHO, Marialina; VALENTIM, Natasha Malveira C.. Utilizando o Modelo ADDIE para o Desenvolvimento e Avaliação de um Processo Educacional Inspirado na Educação 4.0. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 448-457. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15936.