Reflexões e Desafios sobre a Formação na Ética em Pesquisa na Computação envolvendo Humanos

Resumo


Este ensaio tem como objetivo trazer reflexões e desafios sobre a formação na ética em pesquisa na Computação envolvendo humanos. O tema é apresentado tanto no contexto geral, como no contexto específico da Computação.
Palavras-chave: Educação, Ética em Pesquisa, Computação, Pesquisa com Humanos, Desafios

Referências

AMORIM, Patrícia Felippe et al. Submit or not my HCI research project to the ethics committee, that is the question. In: Proceedings of the 18th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems. 2019. p. 1-11.

ARAUJO, Nelma Camelo; FRANCISCO, Deise Juliana. Ética em pesquisa com seres humanos na web: o caso da Plataforma Brasil. Informação & Informação, v. 21, n. 3, p. 361-375, 2016.

ARAUJO, Renata et al. Referenciais de Formação para os Cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Computação 2019. Sociedade Brasileira de Computação, 2019.

BADAMPUDI, Deepika. Reporting ethics considerations in software engineering publications. In: 2017 ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM). IEEE, 2017. p. 205-210.

BREY, Philip; SØRAKER, Johnny Hartz. Philosophy of computing and information technology. In: Philosophy of technology and engineering sciences. North-Holland, 2009. p. 1341-1407.

BUCHANAN, Elizabeth et al. Computer science security research and human subjects: Emerging considerations for research ethics boards. Journal of Empirical Research on Human Research Ethics, v. 6, n. 2, p. 71-83, 2011.

COOPER, Stephen; DANN, Wanda; PAUSCH, Randy. Teaching objects-first in introductory computer science. Acm Sigcse Bulletin, v. 35, n. 1, p. 191-195, 2003.

COTLER, Jami Lynn et al. The social side of CS: engaging undergraduate computer science students in the IRB process for research investigating cyberbullying in online multi-player gaming environments. Journal of Computing Sciences in Colleges, v. 30, n. 6, p. 82-88, 2015.

EASTERBROOK, Steve et al. Selecting empirical methods for software engineering research. In: Guide to advanced empirical software engineering. Springer, London, 2008. p. 285-311.

DA SILVA FONSECA, Liliane Sheyla; SEAMAN, Carolyn Budinger; SOARES, Sergio Castelo Branco. Describing What Experimental Software Engineering Experts Do When They Design Their Experiments-A Qualitative Study. In: 2017 ACM/IEEE International Symposium on Empirical Software Engineering and Measurement (ESEM). IEEE, 2017. p. 211-216.

FRONZA, C. A. Submissão de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética: da Plataforma Brasil ao Parecer Consubstanciado. In Jaques, P. A., Pimentel, M., Siqueira, S., e Bittencourt, I., editors, Metodologia de Pesquisa Científica em Informática na Educação: Concepção da Pesquisa, Série Metodologia de Pesquisa em Informática na Educação. SBC, Porto Alegre, 2020.

GUERRIERO, Iara Coelho Zito; MINAYO, Maria Cecilia. A aprovação da Resolução CNS nº 510/2016 é um avanço para a ciência brasileira. Saúde e Sociedade, v. 28, p. 299-310, 2019.

HUNDHAUSEN, Christopher D.; AGRAWAL, Anukrati; AGARWAL, Pawan. Talking about code: Integrating pedagogical code reviews into early computing courses. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), v. 13, n. 3, p. 1-28, 2013.

JOHNSON, D. G. Computer Ethics, chapter 5, pages 63–75. John Wiley & Sons,Ltd., 2008.

KIZZA, J. M.Ethics in Computing. Springer, 2016.

KUNKLE, Wanda M.; ALLEN, Robert B. The impact of different teaching approaches and languages on student learning of introductory programming concepts. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), v. 16, n. 1, p. 1-26, 2016.

MASIERO, P. C. Ética em computação. Edusp, 2000.

MUNTEANU, Cosmin et al. Situational ethics: Re-thinking approaches to formal ethics requirements for human-computer interaction. In: Proceedings of the 33rd Annual ACM Conference on Human Factors in Computing Systems. 2015. p. 105-114.

NOELLISTE, Mirlenda. Integrity: An intrapersonal perspective. Human Resource Development Review, v. 12, n. 4, p. 474-499, 2013.

NOVOA, Patricia Correia Rodrigues. O que muda na ética em pesquisa no Brasil: Resolução 466/12 do Conselho Nacional de Saúde. Einstein (São Paulo), v. 12, n. 1, p. vii-vix, 2014.

RALLIS, Sharon F.; LAWRENCE, Rachael B. Integrity is more than validity: Seeking credible, usable, and ethical research. New Directions for Institutional Research, v. 2017, n. 174, p. 25-38, 2017.

REICH, Rob et al. Teaching Computer Ethics: A Deeply Multidisciplinary Approach. In: Proceedings of the 51st ACM Technical Symposium on Computer Science Education. 2020. p. 296-302.

SALTZ, Jeffrey et al. Integrating ethics within machine learning courses. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), v. 19, n. 4, p. 1-26, 2019.

SIEBER, Joan E. Protecting research subjects, employees and researchers: Implications for software engineering. Empirical Software Engineering, v. 6, n. 4, p. 329-341, 2001.

SILVA, C. C. G. Inclusão digital na educação básica: comparando duas escolas públicas dos anos iniciais do Distrito Federal. Master’s thesis, Universidade Católica de Brasília (UCB), Brasília, 2019.

SINGER, Janice; VINSON, Norman G.. . Ethical issues in empirical studies of software engineering. IEEE Transactions on Software Engineering, v. 28, n. 12, p. 1171-1180, 2002.

STAHL, Bernd C. Teaching ethical reflexivity in information systems: How to equip students to deal with moral and ethical issues of emerging information and communication technologies. Journal of Information Systems Education, v. 22, n. 3, p. 253-260, 2011.

TEDRE, Matti. Know your discipline: Teaching the philosophy of computer science. Journal of Information Technology Education: Research, v. 6, n. 1, p. 105-122, 2007.

VINSON, Norman G.; SINGER, Janice. A practical guide to ethical research involving humans. In: Guide to Advanced Empirical Software Engineering. Springer, London, 2008. p. 229-256.

WAZLAWICK, R. Metodologia de pesquisa para Ciência da Computação. Elsevier Brasil, 2ª edição, 2014.
Publicado
20/07/2021
BISPO JR., Esdras L.; FONSECA, Liliane S. S.; SANTOS, Simone C.. Reflexões e Desafios sobre a Formação na Ética em Pesquisa na Computação envolvendo Humanos. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 29. , 2021, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 488-497. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2021.15940.