Ensino Remoto Emergencial da disciplina IHC Experimental: uma análise baseada na Experiência do Aprendiz

  • Deivid Eive dos S. Silva UFPR
  • Guilherme Corredato Guerino UEM
  • Natasha Malveira C. Valentim UFPR

Resumo


A Experiência do Aprendiz (Learner eXperience - LX) representa as interações dos estudantes nos ambientes educacionais físicos ou virtuais. Neste contexto, este artigo relata as experiências dos estudantes nas aulas de Interação Humano-Computador (IHC) Experimental no formato de Ensino Remoto Emergencial (ERE). Participaram deste estudo exploratório 36 estudantes, incluindo estudantes de graduação e pós-graduação. Este estudo buscou verificar os elementos da LX que podem ter influenciado na aprendizagem dos estudantes, como Valor, Usabilidade, Desejabilidade, Confortabilidade e Adaptabilidade. As atividades consistiram de aulas síncronas e assíncronas. Os resultados podem direcionar e apoiar futuras disciplinas no formato ERE.

Palavras-chave: IHC experimental, Ensino Remoto, Experiência do Aprendiz

Referências

Basili, V. R. and Rombach, H. D. (1988). Towards a Comprehensive Framework for Reuse: A Reuse-Enabling Software Evolution Environment. Technical Report 90-47, University of Maryland, Maryland.

Butola, L. K. (2021). E-learning-a new trend of learning in 21st century during covid-19 pandemic. Indian Journal of Forensic Medicine & Toxicology, 15(1):423.

Drisko, J. W. and Maschi, T. (2016). Content Analysis. Oxford University Press.

Fleming, N., Baume, D., et al. (2006). Learning styles again: Varking up the right tree! Educational developments, 7(4):4.

Fredricks, J. A., Blumenfeld, P. C., and Paris, A. H. (2004). School engagement: Potential of the concept, state of the evidence. Review of educational research, 74(1):59–109.

Hammad, N., Harpstead, E., and Hammer, J. (2021). Towards examining the effects of live streaming an educational game. In Extended Abstracts of the 2021 CHI Conference on Human Factors in Computing Systems, pages 1–6.

Huang, R., Spector, J. M., and Yang, J. (2019). Educational technology a primer for the 21st century. Springer.

ISO 9241-210 (2019). Ergonomics of human-system interaction — part 210: Humancentred design for interactive systems. [Online; acessado em 23/02/2022].

Kawano, A., Motoyama, Y., and Aoyama, M. (2019). A lx (learner experience)-based evaluation method of the education and training programs for professional software engineers. In Proceedings of the 2019 7th International Conference on Information and Education Technology, pages 151–159.

Mohmmed, A. O., Khidhir, B. A., Nazeer, A., and Vijayan, V. J. (2020). Emergency remote teaching during coronavirus pandemic: the current trend and future directive at middle east college oman. Innovative Infrastructure Solutions, 5(3):1–11.

Nielsen, J. (1994). Usability engineering. Morgan Kaufmann.

UFPR (2020). Conselho de ensino, pesquisa e extensão (cepe): Resolution no. 65/2020.

Whittle, C., Tiwari, S., Yan, S., and Williams, J. (2020). Emergency remote teaching environment: A conceptual framework for responsive online teaching in crises. Information and Learning Sciences.
Publicado
31/07/2022
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Deivid Eive dos S.; GUERINO, Guilherme Corredato; VALENTIM, Natasha Malveira C.. Ensino Remoto Emergencial da disciplina IHC Experimental: uma análise baseada na Experiência do Aprendiz. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 215-226. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.222577.