Uma análise de acessibilidade: o Google Sala de Aula
Resumo
O presente artigo tem por objetivo investigar se as ferramentas escolhidas pelas Universidades Federais são acessíveis, ou não, para pessoas com deficiência a partir de diretrizes e padrões internacionais, assim como recomendações do Governo Federal Brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso incluindo um levantamento da dados de observação, aplicação de um questionário e entrevistas voltados para entender a vivência dos alunos com deficiência dentro do curso de Sistemas de Informação do Campus Niterói da UFF. Além disso, também foram realizadas análises automatizadas, usando ferramentas recomendadas pelo governo, e análise manual do Google Sala de Aula a fim de avaliar a acessibilidade desse sistema.
Palavras-chave:
Acessibilidade, Sistemas acadêmicos, Google Sala de Aula
Referências
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Publicado
31/07/2022
Como Citar
RAMOS, Bárbara A.; SEIXAS, Elaine Rangel; SEIXAS, Flávio Luiz.
Uma análise de acessibilidade: o Google Sala de Aula. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2022
.
p. 381-391.
ISSN 2595-6175.
DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223028.