Uma análise de acessibilidade: o Google Sala de Aula

  • Bárbara A. Ramos UFF
  • Elaine Rangel Seixas UFF
  • Flávio Luiz Seixas UFF

Resumo


O presente artigo tem por objetivo investigar se as ferramentas escolhidas pelas Universidades Federais são acessíveis, ou não, para pessoas com deficiência a partir de diretrizes e padrões internacionais, assim como recomendações do Governo Federal Brasileiro. Para isso, foi realizado um estudo de caso incluindo um levantamento da dados de observação, aplicação de um questionário e entrevistas voltados para entender a vivência dos alunos com deficiência dentro do curso de Sistemas de Informação do Campus Niterói da UFF. Além disso, também foram realizadas análises automatizadas, usando ferramentas recomendadas pelo governo, e análise manual do Google Sala de Aula a fim de avaliar a acessibilidade desse sistema.
Palavras-chave: Acessibilidade, Sistemas acadêmicos, Google Sala de Aula

Referências

Apuke, O. D. and Iyendo, T. O. (2018). University students’ usage of the internet resources for research and learning: forms of access and perceptions of utility. Heliyon, 4(12):e01052.

Barbosa, S. D. J. and Silva, B. S. d. (2010). Interação Humano-computador. Elsevier Editora Ltda.

Bilyalova, A., Bazarova, L., Salimova, D., and Patenko, G. (2021). The digital educational environment: The problem of its accessibility for visually impaired students. International Journal of Emerging Technologies in Learning, 16(16).

BRASIL (2014). emag modelo de acessibilidade em governo eletrônico. Acesso em: 01 de ago. de 2021.

BRASIL (2015). Avaliador e simulador de acessibilidade em sítios (ases). Acesso em: 01 de ago. de 2021.

Brasil (2015). Lei nº 13.146, de 6 de julho e 2015. institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União, page 43. Acesso em: 26 de jul. de 2021.

EED (2021). Accessmonitor versão 2.1 o validador de práticas de acessibilidade web (wcag 2.1). Acesso em: 01 de ago. de 2021.

Nielsen, J. (1994). 10 heuristics for user interface design. Acesso em: 12 de ago. de 2021.

OMS (2001). Classificação internacional de funcionalidade (cif)1.

OMS (2011). Relatório mundial sobre a deficiência.

Onyema, E. M., Eucheria, N. C., Obafemi, F. A., Sen, S., Atonye, F. G., Sharma, A., and Alsayed, A. O. (2020). Impact of coronavirus pandemic on education. Journal of Education and Practice, 11(13):108–121.

W3C (2019). W3c accessibility standards overview — web accessibility initiative (wai) — w3c. Acesso em: 26 de jul. de 2021.
Publicado
31/07/2022
RAMOS, Bárbara A.; SEIXAS, Elaine Rangel; SEIXAS, Flávio Luiz. Uma análise de acessibilidade: o Google Sala de Aula. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 30. , 2022, Niterói. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2022 . p. 381-391. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2022.223028.