Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS

  • Matheus E. Franco IFSULDEMINAS
  • Pedro F. Franco IFSULDEMINAS

Resumo


A extensão universitária tem como objetivo levar a ação da instituição para além das fronteiras acadêmicas, tendo como público-alvo a sociedade. A Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, instituiu a Política Nacional de Extensão Universitária e estabeleceu como norma a implementação de 10% (dez por cento) do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão, incluindo assim estas atividades como parte do currículo de graduação. Tendo em vista os desafios para sua implementação, este artigo apresenta um relato de experiência sobre a instrumentalização da curricularização da extensão no curso de Bacharelado em Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS.

Referências

Araújo, R. D., Faria, E. R., Martinez, A. C. and Souza, J. (2021). Curricularização da extensão nos cursos de Sistemas de Informação na Universidade Federal de Uberlândia: Um relato de experiência. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, SBC.

Boscarioli, C., Rodrigues, L. A., Da Silva, I. F., et al. (2022). Curricularização da Extensão no Ensino de Empreendedorismo em Computação: Interdisciplinaridade e Vivência Estudantil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, SBC.

Brasil (2012). Política nacional de extensão universitária. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

Brasil (2018). Resolução no 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira.

Cunha, M. X. C. and Souza-Júnior, M. F. (2021). Concepção da Curricularização da Extensão no Bacharelado em Sistemas de Informação: Relato de Experiência do IFAL Campus Maceió. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, SBC.

IFSULDEMINAS (2019). Resolução no 091/2019, de 18 de dezembro de 2019.

Souza-Júnior, M. F. and Cunha, M. X. C. (2021). Um sobrevoo panorâmico sobre as estratégias de curricularização da extensão adotadas atualmente em cursos de Sistemas de Informação no Brasil. In Anais Estendidos do XVII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, SBC.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
FRANCO, Matheus E.; FRANCO, Pedro F.. Curricularização da Extensão: Relato de Experiência no Curso de Sistemas de Informação do IFSULDEMINAS. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 1-8. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229300.