Um relato de experiência com Computação Desplugada na formação de professores

  • Diego Lippert de Almeida UERGS
  • Fabricia Damando Santos UERGS

Resumo


Este artigo apresenta quatro propostas desplugadas para o ensino do Pensamento Computacional (PC) associado a um relato de experiência de uma oficina aplicada junto a educadores que atuam na Educação Básica da região de Guaíba, no Rio Grande do Sul. A metodologia, de abordagem qualitativa, buscou construir um relato a partir de observações e de Diários de Campo. Os achados sistematizados e relatados sugerem uma tendência para uma significativa capacidade de aplicação na realidade da sala de aula da educação básica das propostas desplugadas apresentadas. Também observou-se que as dinâmicas de aplicação contribuíram com um grupo de educadores com diferentes formações para a compreensão dos pilares do PC.

Referências

BELL, T.; WITTEN, I. H.; FELLOWS, M. CS Unplugged: an enrichment and extension programme for primary-aged students (2015). Nova Zelândia: Universidade de Canterbury, 2015. 235 p.

BRACKMANN, C. P. Desenvolvimento do pensamento computacional através de atividades desplugadas na educação básica. (2017). 226 f. Tese (Doutorado) - Curso de Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação, Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias na Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

BRASÃO, M. R. Logo: uma linguagem de programação voltada para a educação (2007). Cadernos da Fucamp, Monte Carmelo, v. 6, p. 55-67.

BRASIL. Ministério da Educação. Aprovado parecer que define normas sobre o ensino de computação na educação básica. (2022). Disponível em: <http://bit.ly/3LgybBS>. Acesso em 10 de Mar. 2023.

CGI.BR. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nas escolas brasileiras: TIC educação 2020. (2022). 11. ed. São Paulo: Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto Br, 2020. 312 p.

COMPUTACIONAL. Estacionamento Algorítmico. (2022). Disponível em: <https://www.computacional.com.br/>. Acesso em: 27 Jan. 2023.

CODE. ORG. Tangram. (2022). Disponível em: <https://studio.code.org/projects/public>. Acesso em: 01 Fev. 2023.

DENNING, P. J.; TEDRE, M. Computational Thinking. (2019).Cambridge: The Mit Press. (The Mit Press Essential Knowledge Series).

GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. Métodos de Pesquisa. (2009). Porto Alegre: Editora da UFRGS, 120 p.

GREBOGY, E.C.; SANTOS, I.; CASTILHO, M. A. Computação Desplugada no Ensino Fundamental I: Um Mapeamento Sistemático de Literatura. (2021). In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021). p. 953-964.

KROEFF, R. F. S.; GAVILLON, P. Q.; RAMM, L. V. Diário de Campo e a Relação do(a) Pesquisador(a) com o Campo-Tema na Pesquisa-Intervenção. (2020). Estudos e Pesquisas em Psicologia 2020, n. 02. v. 20. p. 01 - 17

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. (2017). 8. ed. São Paulo: Atlas.

MASON, S. L.; RICH, P. J. Preparing Elementary School Teachers to Teach Computing, Coding, and Computational Thinking. (2019). Contemporary Issues In Technology And Teacher Education, [s. l], v. 4, n. 19, p. 790-824.

MORAIS, A. D.; BASSO, M. V. A; FAGUNDES, L. C. (2017). Educação Matemática & Ciência da Computação na escola: aprender a programar fomenta a aprendizagem de matemática?. Ciência & Educação (Bauru), [S.L.], v. 23, n. 2, p. 455-473.

OLIVEIRA, W.; CAMBRAIA, A.C.; HINTERHOLZ, L. T. Pensamento Computacional por meio da Computação Desplugada: Desafios e Possibilidades. (2021). In: Anais Do XXIX Workshop sobre Educação em Computação (WCBIE 2021). p. 468-477.

RIBEIRO, L.; FOSS, L.; CAVALHEIRO, S. A. C. Entendendo o Pensamento Computacional. (2020) In: RAABE, A.; ZORZO, A.; BLIKSTEIN, P.. Computação na Educação Básica: fundamentos e experiências. Porto Alegre: Penso, 2020. p. 16-30.

SILVA, V.; SOUZA, A; MORAIS, D. Pensamento Computacional no Ensino de Computação em Escolas: um relato de experiência de estágio em licenciatura em computação em escolas públicas. (2016). Anais do Congresso Regional Sobre Tecnologias na Educação, Natal, v. 1, n. 1, p. 324-335.

WING, J. M. Computational thinking. (2006). Communications Of The Acm, [S.L.], v. 49, n. 3, p. 33-35, mar. 2006. Association for Computing Machinery (ACM).

WING, J. M. Computational Thinking: What and Why?. (2010). Unpublished Manuscript, Pittsburgh, PA: Computer Science Department, Carnegie Mellon University.

WING, J. M. Computational Thinking Benefits Society. (2014). 40th Anniversary Blog of Social Issues in Computing, 2014:26.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ALMEIDA, Diego Lippert de; SANTOS, Fabricia Damando. Um relato de experiência com Computação Desplugada na formação de professores. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 52-63. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229827.