Projeto LIRE: uma estratégia para levar a robótica educacional às escolas públicas municipais de Brusque

  • Rogério Santos Pedroso Prefeitura Municipal de Brusque
  • Eliani Aparecida Busnardo Buemo Prefeitura Municipal de Brusque

Abstract


This article aims at reporting the beginning of the implementation of the solution found by the management of the Municipality of Brusque, Santa Catarina, through the Municipal Secretary of Education (SEME), in order to take the theme of Computational Thinking through educational robotics to the school environment of the municipal education network, serving from Pre-School to the Final Years of Elementary School. For this reason, the Itinerant Laboratory of Educational Robotics Project (LIRE) was created, which consisted of the assembly of a material infrastructure and the formation of the LIRE Team composed of different education professionals.

References

BERTO, L. M, ZAINA, L. A. M. & SAKATA, T. C. Metodologia Para Ensino do Pensamento Computacional para Crianças Baseada na Alternância de Atividades Plugadas e Desplugadas. In. Revista Brasileira de Informática na Educação, v.27, n.2, 2019.

BOMBASAR, James Roberto; RAABE, André Luiz Alice. Robótica Educacional na Educação Básica Pública Brasileira. outubro de 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 29 ago. 2019.

BRACKMANN, Christian Puhlmann. Desenvolvimento do Pensamento Computacional Através de Atividades Desplugadas na Educação Básica. 2017. Tese apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação (PPGIE) do Centro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na Educação (CINTED) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Disponível em: [link]. Acesso em: 19 dez 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. DOU, 23 dez. 1996. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jan. 2023.

_______. Ministério da Educação, MEC. Base Nacional Comum Curricular - BNCC. 2017. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 jan. 2023.

_______. Presidência da República do Brasil. Política Nacional de Educação Digital (PNED), instituído pela Lei nº 14.533, de 11 janeiro de 2023. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 jan. 2023.

BRUSQUE. Secretaria Municipal de Educação de Brusque. Proposta Pedagógica: Educação Mediada Pelas Tecnologias de Comunicação Digital, janeiro de 2023, versão 4. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 mar. 2023

_______. Secretaria Municipal de Educação de Brusque. Plano de Trabalho das Equipes LIREs de 2023, fevereiro de 2023.

DOUGIAMAS, M.; TAYLOR, P. Moodle: usando comunidades de aprendizagens para criar um sistema de fonte aberta de gerenciamento de cursos. In: ALVES, L.; BARRO, D.; OKADA, A. Moodle Estratégias Pedagógica e Estudo de Caso. Salvador, EDUNEB, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: 4 dez. 2009.

GIRARDELLO, Gilka. Produção cultural infantil diante da tela: da TV à Internet. ln FANTIN, Monica; GIRARDELLO, Gilka (orgs). Liga, Roda, Clica: estudos em mídia, cultura e infância. Campinas: Papirus, 2008.

MARJI, Majed. Aprenda a programar com Scratch. São Paulo: Novatec, 2014.

MATARIC, Maja J. Introdução à Robótica. São Paulo: UNESP, 2014.

ONU BRASIL. Articulando os Programas de Governo com a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. 2018. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 jan. 2023.

PAPERT, Seymour. A Máquina das Crianças: repensando escola na era da informática. Porto Alegre: Artmed, 2008.

SILVA, Keita Kellen Araújo da; BEHR, Patrícia Alejandra. Competências Digitais na Educação: uma discussão acerca do conceito. Artigo disponível em https://doi.org/10.1590/0102-4698209940. Acesso em: 27 fev. 2023.

VALENTE, J. A. (Org). Computador e Conhecimento: repensando a educação. Campinas: UNICAMP, 1993.

WING, Jeannette M. Computational thinking’s influence on research and education for all. Fonte: [link]. Acesso em: 19 dez 2022.
Published
2023-08-06
PEDROSO, Rogério Santos; BUEMO, Eliani Aparecida Busnardo. Projeto LIRE: uma estratégia para levar a robótica educacional às escolas públicas municipais de Brusque. In: WORKSHOP ON COMPUTING EDUCATION (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 64-75. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229834.