Uma Análise Retrospectiva dos Cursos Ofertados pelo LearningLab para Auxiliar na Formação Acadêmica dos Estudantes de Computação

  • Marina Rocha UFC
  • Pedro C. Chaaban UFC
  • Jordas Felipe Silva UFC
  • Israely Lima UFC
  • Aline Alves UFC
  • Jacilane de H. Rabelo UFC

Resumo


O ensino de Computação utilizando métodos mais interativos vem sendo cada vez mais frequente. O estudo realizado neste artigo tem como finalidade documentar a série de cursos ofertados pelo projeto LearningLab aos estudantes do Campus Russas da Universidade Federal do Ceará (UFC) com o objetivo de expandir conhecimento e capacitar alunos para o mercado de trabalho. Para tal propósito, levantou-se um conjunto de dados referentes a diferentes aspectos dos cursos a partir de formulários Google Forms, os quais foram analisados de forma quantitativa e qualitativa. Logo, a partir do feedback de 200 alunos foi possível evidenciar semelhanças e diferenças na realização de diferentes cursos, e a contribuição na formação acadêmica dos estudantes, o que trouxe um panorama geral de alta qualidade dos serviços prestados pelo projeto.

Referências

Enricone, D. (Org.) Ser Professor, 3a edição, EDIPUCRS, 2002.

Gibbs, W., Software's chronic crisis. (1994). Scientific American, v. 271, n. 3, p. 86–95.

Lima, J. V., Júnior, M. de M. A., Moya, A., Almeida, R., Anjos, P., Lencastre, M., Fagundes, R. A. de A., Alencar, F. (2019). As Metodologias Ativas e o Ensino em Engenharia de Software: uma revisão sistemática da literatura. Proceedings of VIII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Anais do XXV Workshop de Informática na Escola (WIE).

Macedo, H. (2022). Ensino de Engenharia de Software a distância para alunos com Transtorno Espectro Autista: Relato de experiências. Extensão em Foco, n. 27, p. 331349.

Mello, R., & Mello, F. (2022). Ensino de Metodologia de Pesquisa Qualitativa na Graduação em Computação: Uma Proposta Baseada em Evidências. XXX Workshop sobre Educação em Computação, p. 322-333, SBC.

De Sales, A. B., Boscarioli, C. (2020). Uso de tecnologias digitais sociais no processo colaborativo de ensino e aprendizagem. Revista Ibérica de Sistemas e tecnologias de informação, n. 37, p. 82-98.

Passos, A., Barreto, A., Nascimento, B., Silva, F., Costa, G., Costa, Y., Viana, D., Rivero, L. (2021). O impacto das atividades do grupo pet no aprimoramento de soft skills requeridos pelo mercado de computação do Maranhão: Uma análise da visão dos discentes. XXIX Workshop sobre Educação em Computação, p. 388–397, SBC.

Pinheiro Santiago, C., Mendonça Menezes, J. W., Alves de Aquino, F. J. (2023). Proposta e Avaliação de uma Metodologia de Aprendizagem Baseada em Projetos em Disciplinas de Engenharia de Software através de uma Sequência Didática. Revista Brasileira De Informática Na Educação, n. 31, p. 31–59.

Prikladnicki, R., Albuquerque, A. B., von Wangenheim, C. G., & Cabral, R. (2009). Ensino de engenharia de software: desafios, estratégias de ensino e lições aprendidas. FEES-Fórum de Educação em Engenharia de Software, 1-8.

Pinheiro, F. V. S., Lima, R. S., Ferreira, A. K. L., Lima, F. V. S., Tavares, W. A. (2022). Programa de Educação Tutorial: Uma análise retrospectiva das ações realizadas para auxiliar na formação pessoal e profissional dos alunos do curso de Sistemas de Informação. XXX Workshop sobre educação em computação, p. 61-72, SBC.

Ryan, R. M., Koestner, R., Deci, E. L. (1991). Ego-involved persistence: When free-choice behavior is not intrinsically motivated. Motivation and emotion, v. 15, n. 3, p. 185-205.

Sitzmann, T., Ely, K., Brown, K. G., Bauer, K. N. (2010). Self-assessment of knowledge: A cognitive learning or affective measure?. Academy of Management Learning & Education, v. 9, n. 2, p. 169-191.

Thomas, G., Martin, D., Pleasants, K. (2011). Using selfand peer-assessment to enhance students’ future-learning in higher education. Journal of University Teaching & Learning Practice, v. 8, n. 1, p. 1-17, 2011.

Wohlin, C., Runeson, P., Höst, M., Ohlsson, M. C., Regnell, B., & Wesslén, A. Experimentation in software engineering. Springer Science & Business Media, 2012.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ROCHA, Marina; CHAABAN, Pedro C.; SILVA, Jordas Felipe; LIMA, Israely; ALVES, Aline; RABELO, Jacilane de H.. Uma Análise Retrospectiva dos Cursos Ofertados pelo LearningLab para Auxiliar na Formação Acadêmica dos Estudantes de Computação. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 133-144. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230126.