Relato de Experiência sobre Residência Docente e Modelo de Mentorias para Formação de Professores do Ensino Técnico

  • Tatyane S. C. da Silva CESAR School
  • Gustavo Rodrigues CESAR School
  • Charles Freitas CESAR School
  • Eduarda L. de V. M. Marques CESAR School
  • Juliana Araripe CESAR School
  • Carla Costa CESAR School

Resumo


A problemática do artigo apresentado está em torno do desenvolvimento profissional de docentes que atuam no ensino técnico. Para isso, foi desenvolvido um modelo de residência docente, baseado na oferta de mentorias, para estimular a inovação no ensino, que utiliza o framework TPACK. Desenvolver competências pedagógicas que promovam novas experiências de aprendizagem e criar condições para a formação de competências orientadas à resolução de problemas reais, conectadas com as demandas de mercado. Os principais impactos das mentorias, foram no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, estímulo à criatividade, desenvolvimento da prática docente inovadora e conhecimentos tecnológicos.

Referências

Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: [link]. Acesso em março de 2023.

Brasscom. 2019. Formação Educacional e Empregabilidade em Tecnologia da Informação e Comunicação. Disponível em: [link]. Acesso em julho de 2022.

Freitas, M. C.; Freitas, B. M.; Almeida, D. M. Residência pedagógica e sua contribuição na formação docente. Ensino em perspectivas, v. 1, n. 2, p. 1-12, 2020.

Indicators, O. E. C. D. Education at a Glance 2021.Disponível EM: [link]. Acesso em março de 2023.

Jang, Syh-Jong; Chen, Kuan-Chung. From PCK to TPACK: Developing a transformative model for pre-service science teachers. Journal of Science Education and Technology, v. 19, p. 553-564, 2010.

Junior, A. L. G. et al. A eficácia do roteiro de auto estudo como recurso didático no ensino remoto. Research, Society and Development, v. 10, n. 13, p. e160101320891e160101320891, 2021.

Koehler, M.; Mishra, P. Introducing TPACK. In. AACTE Committee on Innovation and Technology. Handbook of Technological Pedagogical Content Knowledge for educators. New York: Routledge,2008. cap 1, p. 3-30.

Likert, R. A technique for the measurement of attitudes. Archives of psychology, 1932.

Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. 2021. Relatório Education at a Glance. Disponível em: [link] Acessado em julho de 2022.

Schmidt, D. A. et al. Technological pedagogical content knowledge (TPACK): The development and validation of an assessment instrument for pre-service teachers. Journal of Research on Technology in Education. v.42, p.123-149, 2009.

Matos, E. S. et al. Experiência de microlearning na formação continuada de professores em computação. In: Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação. SBC, 2022. p. 109-120. [link]

Mishra, P.; Koehler, M. J. Technological pedagogical content knowledge: A framework for teacher knowledge. Teachers college record, v. 108, n. 6, p. 1017-1054, 2006.

Nogueira, F. et al. Desafios e oportunidades do uso da tecnologia para a formação contínua de professores: uma revisão em torno do TPACK em Portugal, Brasil e Espanha. 2015.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Tatyane S. C. da; RODRIGUES, Gustavo; FREITAS, Charles; MARQUES, Eduarda L. de V. M.; ARARIPE, Juliana; COSTA, Carla. Relato de Experiência sobre Residência Docente e Modelo de Mentorias para Formação de Professores do Ensino Técnico. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 145-155. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230174.