PET Capacite-se: Um Projeto para Apoiar o Ensino dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software na UFC Campus de Russas

  • Thayrla Oliveira Araújo UFC
  • Shirley Naira C. da Silva UFC
  • Patrícia Freitas C. de Vasconcelos UFC
  • Edvan Cordeiro de Miranda UFC

Resumo


O “Capacite-se” se refere a um projeto elaborado pelo Programa de Educação Tutorial da Universidade Federal do Ceará - Campus Russas voltado aos discentes dos cursos de ciência da computação e engenharia de software. Tal projeto visa habilitar os alunos para o mercado de trabalho e os auxiliar em disciplinas que exigam o conhecimento de software e ferramentas computacionais. O objetivo deste relato é apresentar como se deu a realização destas atividades e os resultados obtidos com os feedbacks dos participantes quanto a organização e aprendizado adquirido com o projeto. A análise dos resultados quantitativos consolidou o projeto, comprovando sua eficácia e possibilitando sua continuidade.

Referências

Abreu, M. A. M. (2002). "Metodologia de ensino de matemática". Florianópolis: UFSC/LED.

Astigarraga, J., Cruz, A. V. (2022). “¡ Se puede entender cómo funcionan Git y GitHub!”. Ecosistemas, v. 31, n.1. p. 2332.

Capellato, P., Ribeiro, L. M. S., Sachs, D. (2019). “Metodologias ativas no processo de ensino-aprendizagem utilizando seminários como ferramentas educacionais no componente curricular química geral”. Research, Society and Development, 8(6), e50861090.

Cosentino, V., Luis, J., Cabot, J. (2016). “Findings from GitHub: methods, datasets and limitations”. In Proceedings of the 13th International Conference on Mining Software Repositories (pp. 137-141).

Cruz, M. M. S. (2008). FREIRE, Paulo. “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”. São Paulo. Paz e Terra, 1996 (Coleção leitura), 166p. Revista Entreideias: educação, cultura e sociedade, n. 13.

De Andrade, F. A., Ribeiro, A. P. M., Da Silva, J. G. M., Pinheiro, V. F. (Org) (2023) “Programa de Educação Tutorial PET-UFC: Ciência e Tecnologia: Enfrentando os desafios regionais” Editora CRV, Curitiba.

Estácio, L. S. S. (2017). “A importância do currículo lattes como ferramenta que representa a ciência, tecnologia e inovação no país”. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, 22(2), 300-311.

Köche, J. C. (2016). “Fundamentos de metodologia científica”. Editora Vozes.

Matias, M. S. O, do Amaral, R. M., Matias, P. (2017) “Proxy customizado para acesso ao web service da Plataforma Lattes”. In: Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das instituições federais de ensino superior, 11., 2017, Recife.

Paiva, F. A., & Gomes, V. A. (2021). “Proposta de matriz de produção de infográficos na escola: explorando a paisagem multimodal do canva”. com. Revista do Sell, 10(2), 01-26.

Peixoto, A. S., & da Silva, J. V. P. (2020). “CAPACITA-PET. IntegraEaD”, 2(1), 9-9.

Pereira Junior, E. F. Z., Schroeder, E. A., Dolci, D. B. (2019). “Limitações digitais, causas e consequências na efetividade do uso do site trello no planejamento estratégico de uma secretaria de educação a distância de uma universidade federal”. Revista de Educação a Distância, V.6, n.1, 2019,

Silva, D. S., Andrade, L. A. P., Dos Santos, S. M. P. (2020). “Alternativas de ensino em tempo de pandemia”. Research, Society and Development, 9(9), e424997177-e424997177.

Silva, M. D. G. M. D., Veloso, T. C. M. A. (2013). “Acesso nas políticas da educação superior: dimensões e indicadores em questão”. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas), 18(03), 727-747.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
ARAÚJO, Thayrla Oliveira; SILVA, Shirley Naira C. da; VASCONCELOS, Patrícia Freitas C. de; MIRANDA, Edvan Cordeiro de. PET Capacite-se: Um Projeto para Apoiar o Ensino dos Cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Software na UFC Campus de Russas. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 156-166. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230205.