Implementação de Teoria da Carga Cognitiva na Disciplina Algoritmos: Um Relato de Experiência

  • Wander Wilson de Lima Cardoso UFPA
  • Eloi Luiz Favero UFPA

Resumo


A Teoria da Carga Cognitiva (TCC) apresenta diretrizes que tem o objetivo de otimizar o processo de aprendizagem, com base em pesquisas relacionadas a arquitetura cognitiva humana. Considerando a dificuldade na aprendizagem de algoritmos, refletida em alto índice de retenção de discentes, verifica-se a necessidade de buscar soluções que busquem facilitar a aprendizagem deste tipo de conteúdo. Este trabalho tem como objetivo verificar se é possível otimizar a aprendizagem de algoritmos através do desenvolvimento de materiais didáticos com base na TCC. Foi utilizado o método indutivo, partindo da premissa de que a TCC otimiza a aprendizagem. Após desenvolvidos, estes materiais foram aplicados em uma turma real. Como resultados, verificou-se melhora na aprendizagem, refletida na redução das taxas de retenção.

Referências

Berssanette, J. H. and de Francisco, A. C. (2021). Percepção de docentes que lecionam programação de computadores quanto à formação pedagógica. Revista Brasileira de Informática na Educação, 29(0):133–159.

Clark, R. C., Nguyen, F., Sweller, J., and Baddeley, M. (2006). Efficiency in learning: Evidence-based guidelines to manage cognitive load.

Costa, J. M. (2019). Microworlds with different pedagogical approaches in introductory programming learning: effects in programming knowledge and logical reasoning. Microworlds with different pedagogical approaches in introductory programming learning: effects in programming knowledge and logical reasoning, (1):145–174.

Kalyuga, S., Chandler, P., and Sweller, J. (1999). Managing split-attention and redundancy in multimedia instruction. Applied Cognitive Psychology: The Official Journal of the Society for Applied Research in Memory and Cognition, 13(4):351–371.

Lima, Á., Diniz, M., and Eliasquevici, M. (2019). Metodologia 7cs: Uma nova proposta de aprendizagem para a disciplina algoritmos. In Anais do XXVII Workshop sobre Educação em Computação, pages 429–443. SBC.

Miller, G. A. (1956). The magic number seven plus or minus two: Some limits on our capacity for processing information. Psychological review, 63:91–97.

Morais, C. G. B., Neto, F. M. M., and Osório, A. J. M. (2020). Dificuldades e desafios do processo de aprendizagem de algoritmos e programação no ensino superior: Uma revisão sistemática de literatura. Research, Society and Development, 9(10):e9429109287–e9429109287.

Passos, E. R. W. (2020). Princípios da teoria da carga cognitiva voltados à educação corporativa.

Rapkiewicz, C. E., Falkembach, G. A. M., Seixas, L. M. J. d., Santos, N. d. S. R. S. d., Cunha, V. V. d., and Klemann, M. (2007). Estratégias pedagógicas no ensino de algoritmos e programação associadas ao uso de jogos educacionais. RENOTE: revista novas tecnologias na educação [recurso eletrônico]. Porto Alegre, RS.

Sweller, J. (1988). Cognitive load during problem solving: Effects on learning. Cognitive science, 12(2):257–285.

Sweller, J. (2003). Evolution of human cognitive architecture. Psychology of learning and motivation, 43:216–266.

Sweller, J., Van Merrienboer, J. J., and Paas, F. G. (1998). Cognitive architecture and instructional design. Educational psychology review, 10(3):251–296.

Van Merriënboer, J. J. and Sweller, J. (2010). Cognitive load theory in health professional education: design principles and strategies. Medical education, 44(1):85–93.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO, Wander Wilson de Lima; FAVERO, Eloi Luiz. Implementação de Teoria da Carga Cognitiva na Disciplina Algoritmos: Um Relato de Experiência. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 178-188. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230430.