O Ensino dos Pilares do Pensamento Computacional para Professores da Educação Básica

  • Adrianne Veras de Almeida UFPA
  • Giovanna de Melo Miranda UFPA
  • Fabíola Pantoja O. Araujo UFPA

Resumo


O presente artigo tem como objetivo apresentar uma experiência vivenciada durante as atividades de intervenções realizadas em uma formação online para professores de matemática e computação/informática da educação básica, voltada para o ensino dos pilares do Pensamento Computacional. Essa formação reuniu técnicas de aprendizagem baseada em resolução de problemas, computação des(plugada), chatbot, jogos digitais educacionais e programação em bloco. Os resultados preliminares indicaram que os docentes adotaram novas estratégias, ampliaram sua percepção sobre o tema, sob olhares interdisciplinares, e manifestaram pretensão em executar os conhecimentos construídos em suas salas de aula.

Referências

Barros, T. T. T., Reategui, E. B., Meira, R. R., & Teixeira, A. C. (2018). Avaliando a formação de professores no contexto do pensamento computacional. In: RENOTE: revista novas tecnologias na educação. Vol. 16, n. 2 (dez. 2018), p. 556-565. Disponível em: [link] Acesso em: 25 maio. 2022.

BNCC. 2018. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Disponível: [link]. Acesso em: 11 de maio. 2022.

Martinelli, S. R., Zaina, L. A. M., & Sakata, T. C. (2018, October). O pensamento computacional em atividades de ensino mediadas pelo professor do ensino fundamental i: Um estudo de caso. In: VII Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2018). Anais do XXIV Workshop de Informática na Escola (WIE 2018).

Silva, V., Silva, K., & França, R. (2017, October). Pensamento computacional na formação de professores: experiências e desafios encontrados no ensino da computação em escolas públicas. In: Anais do Workshop de Informática na Escola (Vol. 23, No. 1, pp. 805-814).

Júnior, P, A., & Oliveira, S. (2019). Pensamento Computacional: Uma Proposta de Oficina Para a Formação de Professores. In: RENOTE: 17(1). Disponível em: [link] Acesso em: 13 maio. 2022.

SBC. CNE aprova normas sobre Computação na Educação Básica. 2018. [link]. Acesso em: 30 março 2022.

WING, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, v. 49, n. 3.
Publicado
06/08/2023
ALMEIDA, Adrianne Veras de; MIRANDA, Giovanna de Melo; ARAUJO, Fabíola Pantoja O.. O Ensino dos Pilares do Pensamento Computacional para Professores da Educação Básica. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 189-199. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230453.