Levantamento de possibilidades no metaverso baseado em uma experiência didática com a temática legado digital pós-morte: formando estudantes-pesquisadores
Resumo
O objetivo deste artigo é descrever uma experiência didática com estudantes de graduação, de uma Universidade pública, do curso Sistemas de Informação, na disciplina Tópicos Especiais em Engenharia de Software. Para alcançar esse objetivo, esta pesquisa qualitativa utilizou-se das técnicas de observação participante, análise documental e revisão de literatura. O problema consistiu em encontrar possibilidades de aplicações no metaverso para rituais sobre a morte e memoriais digitais, por isso a atividade consistiu em fazer um levantamento de metaversos existentes que fornecem esses serviços. Os resultados evidenciam uma apropriação do tema legado digital pós-morte mediado pelo metaverso.
Referências
Davi. (2020). “Davi – Dados Além da Vida”. Cuiabá, MT, Brasil, http://lavi.ic.ufmt.br/davi/.
Denzin, N. and Lincoln, Y. (2006). “O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens”. Tradução de Sandra Regina Netz. Porto Alegre, RS, Brasil: Artmed.
Floridi, L. (2022). “Metaverse: a matter of experience”. Philosophy & Technology, 35(73), https://doi.org/10.1007/s13347-022-00568-6.
Freire, P. (2011). “Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa”. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Freire, P. (2013). “Pedagogia do oprimido”. São Paulo, SP, Brasil: Paz e Terra.
Gartner. (2021). “Top Strategic Technology Trends for 2021”: A Gartner Trend Insight Report.
Grant, M. J. and Booth, A. (2009). “A typology of reviews: an analysis of 14 review types and associated methodologies”. Health Information and Libraries Journal, 26(2), 91-108.
Longo, W. and Tavares, F. (2022). “Metaverso: onde você vai viver e trabalhar em breve”. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: Alta Books.
Lüdke, M. and André, M. (2013). “Pesquisa em educação: abordagens qualitativas”. São Paulo, SP, Brasil: E.P.U.
Maciel, C. (2020). “Tópicos Especiais em Engenharia de Software”. Slides de aula. Universidade Federal de Mato Grosso. Cuiabá, MT, Brasil.
Maciel, C. and Viterbo, J. (2020). Computação e Sociedade: a Tecnologia, 3, 224-258. Cuiabá, MT: EdUFMT, [link].
Maciel, C., Pereira V. C., Prates, R. and Pereira, F. H. S. (2020). “Tecnologias associadas ao pós-morte”. In: Maciel, C. and Viterbo, J. (Org.). Computação e Sociedade: a Tecnologia, 3, 224-258. Cuiabá, MT: EdUFMT, [link].
Morin, E. (2005). “Introdução ao pensamento complexo”. Tradução de Elaine Lisboa. Porto Alegre, RS, Brasil: Sulina.
Oliveira, M. (1997). “Vygotsky – aprendizado e desenvolvimento. Um processo sócio-histórico”. São Paulo, SP, Brasil: Scipione.
Pressman, R. S. and Lowe, D. (2009). “Engenharia web”. Rio de Janeiro, RJ, Brasil: LTC.
Rostas M. and Rostas G. (2009). “O ambiente virtual de aprendizagem (moodle) como ferramenta auxiliar no processo ensino‑aprendizagem: uma questão de comunicação”. In: Mayrink, M. F. and Gregolin, I. V. (Orgs.). “Linguagem, educação e virtualidade”. São Paulo, SP, Brasil: Fundação Editora da Unesp.
Schlemmer, E. and Backes, L. (2008). “Metaversos: novos espaços para construção do conhecimento”. Revista Diálogo Educacional, 8(24), 519-532.
Stephenson, N. (2015). “Snow crash”. São Paulo, SP, Brasil: Aleph.
Sommerville, I. (2007). “Engenharia de software” (8ª ed.). São Paulo, SP, Brasil: Pearson Universidades.
Ueda, G., Monteiro, L. F. F., Maciel, C. and Pereira, V. C. (2022). “Memoriais digitais: classificações e recomendações de projeto”. Revista de Sistemas Interativos, 13(1) 335-349. Porto Alegre, RS, Brasil, [link].
Universidade Federal de Mato Grosso. (2020). “Plano de ensino. Tópicos especiais em Engenharia de Software”. Cuiabá, MT, Brasil: UFMT.
Weinbaum, S. (1935). “Os óculos de pigmaleão”. São Paulo, SP, Brasil: Wish.