Raciocínio Lógico: Uma Avaliação de Conhecimentos em Escolas do Estado da Paraíba

  • Giorgia O. Mattos UFPB
  • Nelly S. F. Martins UFPB
  • Thais G. M. Andrade UFPB
  • Laura L. A. O. Campos UFPB
  • Luana M. C. C. Almeida UFPB
  • Josilene A. Moreira UFPB

Resumo


Este artigo descreve os resultados obtidos em testes de raciocínio lógico e lógica de programação realizados em 09 escolas públicas do estado da Paraíba. O público alvo atingido foram meninas do ensino médio que participaram de encontros semanais em que foram ensinados os conceitos básicos de introdução a programação com Lightbot e Scratch. O primeiro teste aplicado, contendo questões sobre a resolução de problemas e o raciocínio lógico, obteve uma média de acertos de 58%. O segundo teste envolveu lógica computacional e a média de acertos ficou em 65%. Também foi realizada a avaliação de sentimentos que permitiu analisar a autoeficácia, 92% das alunas sentiu-se satisfeita com o seu desempenho nas atividades.

Referências

Aguiar, M. M., Silva, A. P. M. (2021) Oficinas educativas como metodologia no processo ensino-aprendizagem: construção e práticas. Pesquisa e Debate em Educação, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 1–13, e31842, 2021. DOI: 10.34019/2237-9444.2021.v11.31842. Disponível em: [link]. Acesso em: 18 mar. 2023.

Aires, J., Mattos, G., Oliveira, C., Brito, A., Aragão, A. F., Alves, S., Coelho, T. and Moreira, G. (2018) “Barreiras que Impedem a Opção das Meninas pelas Ciências Exatas e Computação: Percepção de Alunas do Ensino Médio”, In: Anais do XII Women in Information Technology, Natal, 2018, doi: https://doi.org/10.5753/wit.2018.3378.

Ascencio, A. F. G. e Campos, E. A. V. (2012) Fundamentos da Programação de Computadores. 3. ed. Pearson Education do Brasil, São Paulo.

Colbeck, C. L., Cabrera, A. F., and Terenzini, P. T. (2001) “Learning professional confidence: Linking teaching practices, students' self-perceptions, and gender”. The Review of Higher Education, 24(2), 173-191.

Cruz, F. L., e Barbosa, L. S. de O. (2020) “Computação na escola para mulheres: uso do software scratch com alunas do ensino médio como incentivo as areas de computação / Computing at school for women: use of scratch software with high school students as an incentive to computer áreas”, Brazilian Journal of Development,6(3), 12841–12854. https://doi.org/10.34117/bjdv6n3-228, Disponível em: [link]. Acesso em: 20 mar. 2023.

Figueiredo, K. S., and Maciel, C. (2018) “A autoeficácia no desenvolvimento de carreira e sua influência na diversidade de gênero na computação”, R. Educ. Públ. [online]. 2018, vol.27, n.65, suppl.1, pp.365-384. ISSN 2238-2097. https://doi.org/10.29286/rep.v27i65/1.6586.

Fonseca V. (2016) Importância das emoções na aprendizagem: uma abordagem neuropsicopedagógica. Rev. Psicopedagogia 2016; 33(102):365-384. Disponível em: https://www.revistapsicopedagogia.com.br/detalhes/505. Acesso: 03 Abr 2023.

Hill, C., Corbett, C., and St Rose, A. (2010) “Why so few? Women in science, technology, engineering, and mathematics”. American Association of University Women. 1111 Sixteenth Street NW, Washington, DC 20036.

Howe-Walsh, L., and Turnbull, S. (2016) “Barriers to women leaders in academia: tales from science and technology”. Studies in Higher Education, 41(3), 415-428.

Júnior, W., Santos, L., Manzano, A., Farias, A., Souza, T., Badji, I., Prietch, S. and Resmini, R. (2019) “Techno Girls: oficinas de programação de jogos para estudantes de escolas públicas”. In Anais do XIII Women in Information Technology, Belém, 2019, pp. 11-20, doi: https://doi.org/10.5753/wit.2019.6708.

Lishinski, A., Yadav, A., Enbody, R. and Good, J. (2016) “The influence of problem solving abilities on students’ performance on different assessment tasks in CS1” In: Proceedings of the 47th ACM Technical Symposium on Computing Science Education. 329–334.

Matos, G., Silva, S., Araújo, F., Pires, Y., and Seruffo, M. (2019) "Desenvolvimento de Jogos para Incentivar Meninas na Área da Tecnologia de Informação: um estudo de caso no ensino médio de escola pública", in Anais do XXV Workshop de Informática na Escola, Brasília, 2019, pp. 715-724, doi: https://doi.org/10.5753/cbie.wie.2019.715.

Nascimento, N. N., Cunha, F. F., Braga, J. C., Gois, J. P. (2021) “Método Híbrido para Avaliação de Jogos Baseado na Detecção Automática das Emoções dos Estudantes”, In: Anais do XXXII Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE 2021), pp. 350-359. doi: 10.5753/sbie.2021.218276. Disponível em: https://sol.sbc.org.br/index.php/sbie/article/view/18069/17903. Acesso em: 31 mar 2023.

Pontes, E. A. S., Silva, J. C. S., Santos, J. B., Ribeiro, R. L. A. O., Silva, J., Cerqueira, P. C., Silva, B. H. M. S. (2022) “Mathematical challenges in the classroom: a methodological practice for teaching and learning Mathematics through problem solving”, Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 8, p. e50711830901, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i8.30901. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30901. Acesso em: 19 mar. 2023.

Ribeiro, K. S. F. M. and Maciel, C. (2020) “Fatores de Influência na Escolha pela Continuidade da Carreira em Computação pelas Estudantes de Ensino Médio Técnico em Informática”, In: Anais do XIV Women in Information Technology, Cuiabá, 2020, pp. 40-49, doi: https://doi.org/10.5753/wit.2020.11274.

Samuel, Y., George, J., and Samuel, J. (2018) “Beyond STEM, How Can Women Engage Big Data, Analytics, Robotics and Artificial Intelligence? An Exploratory Analysis of Confidence and Educational Factors in the Emerging Technology Waves Influencing the Role of and Impact Upon Women”, Annual Proceedings of Northeast Decision Sciences Institute (NEDSI) Conference, Rhode Island, USA. Disponível em: https://arxiv.org/abs/2003.11746. Acesso em: 15 fev. 2023.

Vale, I., Pimentel, T., e Barbosa, A. (2015) “Ensinar matemática com resolução de problemas” Quadrante, 24(2), 39–60. https://doi.org/10.48489/quadrante.22923. Acesso em: 19 mar. 2023.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
MATTOS, Giorgia O.; MARTINS, Nelly S. F.; ANDRADE, Thais G. M.; CAMPOS, Laura L. A. O.; ALMEIDA, Luana M. C. C.; MOREIRA, Josilene A.. Raciocínio Lógico: Uma Avaliação de Conhecimentos em Escolas do Estado da Paraíba. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 235-246. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230644.