Raciocínio Lógico: Uma Avaliação de Conhecimentos em Escolas do Estado da Paraíba

  • Giorgia O. Mattos UFPB
  • Nelly S. F. Martins UFPB
  • Thais G. M. Andrade UFPB
  • Laura L. A. O. Campos UFPB
  • Luana M. C. C. Almeida UFPB
  • Josilene A. Moreira UFPB

Resumo


Este artigo descreve os resultados obtidos em testes de raciocínio lógico e lógica de programação realizados em 09 escolas públicas do estado da Paraíba. O público alvo atingido foram meninas do ensino médio que participaram de encontros semanais em que foram ensinados os conceitos básicos de introdução a programação com Lightbot e Scratch. O primeiro teste aplicado, contendo questões sobre a resolução de problemas e o raciocínio lógico, obteve uma média de acertos de 58%. O segundo teste envolveu lógica computacional e a média de acertos ficou em 65%. Também foi realizada a avaliação de sentimentos que permitiu analisar a autoeficácia, 92% das alunas sentiu-se satisfeita com o seu desempenho nas atividades.

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Publicado
06/08/2023
MATTOS, Giorgia O.; MARTINS, Nelly S. F.; ANDRADE, Thais G. M.; CAMPOS, Laura L. A. O.; ALMEIDA, Luana M. C. C.; MOREIRA, Josilene A.. Raciocínio Lógico: Uma Avaliação de Conhecimentos em Escolas do Estado da Paraíba. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 235-246. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230644.