Currículo por Competência: Um Relato de Experiência na Reestruturação do Projeto Pedagógico de um Curso de Bacharelado em Engenharia de Software

  • Gustavo J. de Souza Santos UTFPR
  • Alinne C. Corrêa Souza UTFPR
  • André R. Ortoncelli UTFPR
  • Franciele Beal UTFPR
  • Rafael A. P. de Oliveira UTFPR
  • Tatiane Peratz UTFPR
  • Rodolfo A. Silva UTFPR

Resumo


Este artigo relata a experiência do Núcleo Docente Estruturante de um curso de Bacharelado em Engenharia de Software de uma Instituição de Ensino Superior, no processo de construção da nova matriz curricular em uma abordagem por competências. Para o desenvolvimento das competências, foram consideradas as Diretrizes Curriculares Nacionais e atos normativos institucionais. Como contribuições do estudo, destaca-se que a abordagem baseada em competências permitiu: (i) a criação de uma matriz de Unidades Curriculares alinhada com mercado de trabalho; e (ii) a incorporação natural de feedbacks relacionados à absorção de conhecimento e competências por parte dos estudantes. Dessa forma, este estudo pode ser utilizado como guia para que outros cursos adotem abordagens similares ao reformularem suas matrizes curriculares.

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Publicado
06/08/2023
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SANTOS, Gustavo J. de Souza; SOUZA, Alinne C. Corrêa; ORTONCELLI, André R.; BEAL, Franciele; OLIVEIRA, Rafael A. P. de; PERATZ, Tatiane; SILVA, Rodolfo A.. Currículo por Competência: Um Relato de Experiência na Reestruturação do Projeto Pedagógico de um Curso de Bacharelado em Engenharia de Software. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 259-270. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230701.