Cognição através da Robótica Educacional: Perspectivas no desenvolvimento das Ciências

  • Ana Lúcia de O. Barreto CMRJ
  • Alexandre dos S. Boente CMRJ
  • Paulo Fernando F. Rosa IME

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência baseado no ensino híbrido, utilizando a Robótica Educacional na formação acadêmica de um grupo de alunos do Ensino Médio na Educação Básica. Para o desenvolvimento do trabalho, utilizaram-se o simulador Tinkercad, o Ambiente Virtual de Aprendizagem – Moodle, a plataforma de prototipagem Arduino, Lego MindStorm Education e o aplicativo Google Sites para postagem do portfólio personalizado do discente, desenvolvido ao longo dos encontros para vivificar e registrar os seus projetos. Ao final, pôde-se verificar que a estratégia utilizada se mostrou eficaz no desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para que esse jovem experiencie projetos de vida e fortaleça sua formação acadêmica.

Referências

Campos, F. R. (2017). Robótica educacional no Brasil: questões em aberto, desafios e perspectivas futuras. Revista Ibero-Americana de estudos em educação, Vol. 12(Number: 4):pages: 2108–2121.

Dewey, J. (1959). Democracia e Educação. Companhia Editora Nacional, São Paulo, 3th edition.

Downes, S. (2015). De MOOCS à Aprendizagem Pessoal. Number 1, pages 69–77. Revista Fundação Getúlio Vargas FGV On-line.

Jovelino C., Oliveira, A. S. F. J. P. A. J. H. M. (2021). Aplicação de uma integração ros: Coppeliasim em um cenário prático de competição “OBR”. simpósio latino-americano de robótica 2020 (LARS).

Klug, B. (2017). An overview of the system usability scale in library website and system usability testing. Weave: Journal of Library User Experience, Vol. 1(Num 6).

Prado, T. P. (2022). Tinkercad: ferramenta online e gratuita de simulação de circuitos elétricos.

Silva, E. C. S. da; Silva, J. M. d. and Farias, C. M. d. (2020). Robótica pedagógica no exercício do pensamento computacional. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 51–60. SBC.

Sokolonski, A. C. (2020a). Laboratório de robótica inclusiva: Robótica educacional e raciocínio computacional no ensino médio. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 170–178. SBC.

Sokolonski, A. C. (2020b). Laboratório de robótica inclusiva: Robótica educacional e raciocínio computacional no ensino médio. In Anais do XXVI Workshop de Informática na Escola, pages 170–178. Porto Alegre, Brasil.

Tejera G.; Amorin, G.; Sere, A. C. N. M. P. and Visca, J. (1991). Robotito: robôs de programação desde a pré-escola até o nível de graduação. In 19ª Conferência Internacional sobre Robótica Avançada (ICAR).

MEC (2017). Base Nacional Comum Curricular BNCC. Documento de caráter normativo a ser desenvolvido na educação básica. In Ministério de Educação e Cultura, pages 481–490.

Veiga, E.; Araújo, W. M. and Silveira Júnior, C. R. (2011). Projeto de um robô de baixo custo para utilização como ferramenta de robótica educativa para escolas públicas. volume 1. São João Del-Rei, Minas Gerais.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
BARRETO, Ana Lúcia de O.; BOENTE, Alexandre dos S.; ROSA, Paulo Fernando F.. Cognição através da Robótica Educacional: Perspectivas no desenvolvimento das Ciências. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 271-281. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230732.