Adotando aulas invertidas e gamificação no ensino de Qualidade de Processos de Software com foco no MPS.BR

  • Ariany M. Almeida Maia UFC
  • Lauana Maria C. de Oliveira UFC
  • Maria Elanne M. Rodrigues UFC
  • Windson Viana UFC
  • Anna Beatriz Marques UFC

Resumo


O uso combinado de metodologias ativas e gamificação tem sido explorado no contexto educacional, por se mostrarem eficazes para a interação e motivação dos estudantes. Torna-se relevante compartilhar experiências com essas metodologias em diversos contextos, identificando seus benefícios e desafios. Este artigo descreve a adoção de Sala de Aula Invertida (SAI) combinada com elementos de gamificação no ensino de Qualidade de Processos de Software com foco no MPS.BR. A experiência envolveu 40 estudantes de graduação em Engenharia de Software e Ciência da Computação da Universidade Federal do Ceará Campus de Russas. O feedback dos estudantes indicou que roteiros de estudo gamificados, o sistema de troca de pontos e quizzes proporcionaram boas experiências. Como pontos negativos, os estudantes indicaram dificuldades no uso da plataforma adotada.

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Publicado
06/08/2023
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MAIA, Ariany M. Almeida; OLIVEIRA, Lauana Maria C. de; RODRIGUES, Maria Elanne M.; VIANA, Windson; MARQUES, Anna Beatriz. Adotando aulas invertidas e gamificação no ensino de Qualidade de Processos de Software com foco no MPS.BR. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 305-316. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.230905.