O Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação EaD da Univesp
Resumo
Este artigo descreve o relato de experiência do Bacharelado Interdisciplinar em Tecnologia da Informação, ofertado na modalidade EaD pela Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp). Durante o processo de construção do curso, além das diretrizes curriculares e normativas, foram observados exemplos de outros bacharelados interdisciplinares do país e também a experiência de oferta em grande escala de cursos. Como resultado, foram criados 3 cursos com entrada única por vestibular sendo ofertado em mais de 360 municípios do estado de São Paulo e que tem garantido grandes índices de inclusão de estudantes de escolas públicas (71%) e de primeira geração de universitários da família (aproximadamente 80%), enquanto 40% são os únicos responsáveis pelo sustento da família. A oferta do curso é um importante avanço para a educação superior no estado de São Paulo e no Brasil, possibilitando o acesso à formação universitária de qualidade para um público mais amplo e diverso.
Referências
(2015). Projeto pedagógico do curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia (bct). [link]. Acessado em 04/04/2023.
(2020). O que é projeto integrador. [link]. Acessado em 04/04/2023.
(2020). Projeto pedagógico do curso de bacharelado interdisciplinar em ciência, tecnologia e inovação. [link]. Acessado em 04/04/2023.
(2020). Projeto pedagógico dos cursos de bacharelado em tecnologia da informação, ciência de dados e engenharia de computação. [link]. Acessado em 04/04/2023.
(2021). Demanda de talentos em TIC e estratégia TCEM. Technical report, Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação Brasscom.
(2022). Projeto pedagógico do curso de bacharelado interdisciplinar em ciência e tecnologia (bct). [link]. Acessado em 04/04/2023.
Araújo, D., Girão, G., and Leite, J. (2016). Desafios e perspectivas de um bacharelado interdisciplinar em ti. In Anais do XXIV Workshop sobre Educação em Computação, pages 2076–2085, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Medeiros, S. and Medeiros, I. (2021). Análise da presença de alunas dos cursos da área de computação da ufrn. In Anais do XV Women in Information Technology, pages 275–279, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Ribeiro, L., Barbosa, G., Silva, I., Coutinho, F., and Santos, N. (2019). Um panorama da atuação da mulher na computação. In Anais do XIII Women in Information Technology, pages 1–10, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.