As Experiências de Estudantes em um Curso de Engenharia de Computação Baseado em PBL

  • Cristiano da S. Cintra UEFS
  • Roberto A. Bittencourt UEFS

Resumo


Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL) é uma metodologia ativa utilizada em todo o mundo, inclusive na área da computação. Porém, apesar de décadas de prática da metodologia em diversos países, inclusive com vários relatos publicados, ainda são poucos os trabalhos que abordam detalhadamente a perspectiva dos estudantes que aprendem com PBL. O objetivo deste estudo foi descrever como os estudantes de um curso de Engenharia de Computação vivenciam a metodologia PBL. Através de uma análise fenomenológica interpretativa, identificamos seis essências na perspectiva deles, as quais fornecem insights valiosos e possibilitam a reflexão sobre os benefícios e desafios de PBL no ensino superior, especialmente na área de computação.

Referências

Andrade, A. G. P., dos Santos Jr, F. A. C., Pimentel, J. M., Bittencourt, J. C. N., and de Santana, T. B. (2010). Aplicação do método PBL no ensino de engenharia de software: Visão do estudante.

Angelo, M. F. and Bertoni, F. C. (2012). Análise da aplicação do método PBL no processo de ensino e aprendizagem em um curso de engenharia de computação. Revista de Ensino de Engenharia, 30(2):35–42.

Barrows, H. and Tamblyn, R. (1980). Problem based-learning: An approach to medical education, volume 1. Springer Publishing Company.

Barrows, H. S., Tamblyn, R. M., et al. (1980). Problem-Based Learning: An Approach to Medical Education, volume 1. Springer Publishing Company.

Cintra, C. and Bittencourt, R. A. (2015). Being a PBL teacher in Computer Engineering: An interpretative phenomenological analysis. In 2015 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–8. IEEE.

Davis, J. R. and Arend, B. D. (2013). Facilitating seven ways of learning: A resource for more purposeful, effective, and enjoyable college teaching. Stylus Publishing, LLC.

Dewey, J. (2012). Democracy and education. Courier Dover Publications.

Hattie, J. (2012). Visible learning for teachers: Maximizing impact on learning. Routledge.

Indrawan, E. and Jalinus, N. (2019). Review project based learning. International Journal of Science and Research (IJSR), 8(4):1014–1018.

Oliveira, A., Rodrigues, R. L., Garcia, V. C., et al. (2012). Um mapeamento sistemático para problem based learning aplicado à ciência da computação. In Anais do Workshop de Informática na Escola.

O’Grady, M. J. (2012). Practical problem-based learning in computing education. ACM Transactions on Computing Education (TOCE), 12(3):1–16.

Pereira, J. L. (2010). O curso de medicina da UEFS: Um pouco de história. Revista de Educação do Vale do São Francisco-REVASF, 1(1):58–a.

Ribeiro, A. L. and Bittencourt, R. A. (2018). A PBL-based, integrated learning experience of object-oriented programming, data structures and software design. In 2018 IEEE Frontiers in Education Conference (FIE), pages 1–9. IEEE.

Saliba, N. A., Moimaz, S. A. S., Chiaratto, R. A., and Tiano, A. V. P. (2008). A utilização da metodologia PBL em odontologia: Descortinando novas possibilidades ao processo ensino-aprendizagem. Revista Odonto Ciência, 23(4).

Santos, D. M. B., Pinto, G. R. P. R., Sena, C. P. P., Bertoni, F. C., and Bittencourt, R. A. (2007). Aplicação do método de aprendizagem baseada em problemas no curso de engenharia de Computação da Universidade Estadual de Feira de Santana. In XXXV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, pages 2A07.1–2A07.14, Curitiba.

Santos, J. A., Pimentel, J. M., and Bittencourt, J. C. N. (2011). Problem database manager: Uma ferramenta para gerenciamento de problemas no auxílio à metodologia de aprendizagem baseada em problemas. In XXXIX Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia COBENGE.

Santos, S. C., Reis, P. B., Reis, J. F., and Tavares, F. (2020). Two decades of PBL in teaching computing: A systematic mapping study. IEEE Transactions on Education, 64(3):233–244.

Smith, J. A., Flowers, P., and Larkin, M. (2009). Interpretative phenomenological analysis: Theory, method and research. Sage.

Walters, R. C. and Sirotiak, T. (2011). Assessing the effect of project based learning on leadership abilities and communication skills. In 47th ASC Annual International Conference Proceedings.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
CINTRA, Cristiano da S.; BITTENCOURT, Roberto A.. As Experiências de Estudantes em um Curso de Engenharia de Computação Baseado em PBL. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 327-338. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229276.