Compreendendo os Fatores que Influenciam Positivamente na Conclusão de Cursos Presenciais de Computação: Um Levantamento de Dados com Egressos Formados
Resumo
Cursos da área de computação costumam ter uma alta taxa de evasão. Este trabalho possui o objetivo de investigar quais fatores mais estimularam egressos de computação a se diplomar e que ações podem ser feitas para ajudar a aumentar o número de formados. Através de um levantamento de dados (survey), onde foram obtidas 84 respostas, foi avaliada a influência de 15 fatores. Foi possível identificar que os fatores que mais impactaram a diplomação dos respondentes foi ter bons professores e um mercado de trabalho promissor na área. Identificou-se também que questões relacionadas a relacionamentos interpessoais são mais importantes para mulheres que para homens.
Referências
Bardin, L. (2011), Análise de Conteúdo, Almedina, 1ª edição.
Garcia, L. Lara, D. Antunes, F. Miranda, C. Peres, C. (2017) "Análise da Evasão no Ensino Superior e suas Motivações: Um Estudo de Caso em um Curso de Sistemas de Informação", In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, 2017. p. 527-534.
Gil, A. C. (2022), Como Elaborar Projetos de Pesquisa, Editora Atlas, 7ª edição. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2017) "Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educacao Superior", [link], Acesso em: 6 de out. 2022. Inep, 2020.
Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2020) "Indicadores de Trajetória de Curso de Graduação Brasil 2020", [link]. , Acesso em: 6 de out. 2022. Inep, 2020.
Martins, A. Silva, J. Sousa, J. e Dantas, A. (2019) "Fatores que Atraem e Afastam as Meninas da Área de TI", In Anais do XII Women in Information Technology. SBC, 2019. p. 144-118.
Ministério da Educação e Cultura (MEC). (1997) "Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas", [link], Acesso em: 9 de out 2022.
Oliveira, L. H. D. (2005), "Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert". Notas de Aula, Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Adm. e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha.
Reis, E. Reis, I. (2002), Análise Descritiva de Dados, Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG, 1ª edição, [link], Acesso em: 27 de out. 2022.
Saraiva, J. Dantas, V. Rodrigues, A. (2019) "Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais", In Anais do IV Workshop Sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. SBC, 2019. p.21-30.
Silva, R. Ferreira, B. Ferreira, M. Santos, I. Andrade, R. (2021) "Evasão em Computação na UFC sob a Perspectiva dos Alunos", In Anais do XXIX Workshop Sobre Educação em Computação. SBC, 2021. p.338-347.