Compreendendo os Fatores que Influenciam Positivamente na Conclusão de Cursos Presenciais de Computação: Um Levantamento de Dados com Egressos Formados

  • Amanda Azevedo Dantas UFPB
  • Ayla Dantas Rebouças UFPB
  • Raquel Vigolvino Lopes UFPB

Resumo


Cursos da área de computação costumam ter uma alta taxa de evasão. Este trabalho possui o objetivo de investigar quais fatores mais estimularam egressos de computação a se diplomar e que ações podem ser feitas para ajudar a aumentar o número de formados. Através de um levantamento de dados (survey), onde foram obtidas 84 respostas, foi avaliada a influência de 15 fatores. Foi possível identificar que os fatores que mais impactaram a diplomação dos respondentes foi ter bons professores e um mercado de trabalho promissor na área. Identificou-se também que questões relacionadas a relacionamentos interpessoais são mais importantes para mulheres que para homens.

Referências

Andrade, M. Neto, N. Sousa, D. Chaves, R. e Carvalho, G. (2015) "Análise dos Fatores Críticos para o Sucesso de Cursos de Graduação em Computação: Um Estudo de Caso na Região Amazônica", In: Anais do XXI Workshop de Informática na Escola. SBC, 2015. p. 574-583.

Bardin, L. (2011), Análise de Conteúdo, Almedina, 1ª edição.

Garcia, L. Lara, D. Antunes, F. Miranda, C. Peres, C. (2017) "Análise da Evasão no Ensino Superior e suas Motivações: Um Estudo de Caso em um Curso de Sistemas de Informação", In Anais do XIII Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação. SBC, 2017. p. 527-534.

Gil, A. C. (2022), Como Elaborar Projetos de Pesquisa, Editora Atlas, 7ª edição. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2017) "Metodologia de Cálculo dos Indicadores de Fluxo da Educacao Superior", [link], Acesso em: 6 de out. 2022. Inep, 2020.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). (2020) "Indicadores de Trajetória de Curso de Graduação Brasil 2020", [link]. , Acesso em: 6 de out. 2022. Inep, 2020.

Martins, A. Silva, J. Sousa, J. e Dantas, A. (2019) "Fatores que Atraem e Afastam as Meninas da Área de TI", In Anais do XII Women in Information Technology. SBC, 2019. p. 144-118.

Ministério da Educação e Cultura (MEC). (1997) "Diplomação, Retenção e Evasão nos Cursos de Graduação em Instituições de Ensino Superior Públicas", [link], Acesso em: 9 de out 2022.

Oliveira, L. H. D. (2005), "Exemplo de cálculo de Ranking Médio para Likert". Notas de Aula, Metodologia Científica e Técnicas de Pesquisa em Administração. Mestrado em Adm. e Desenvolvimento Organizacional. PPGA CNEC/FACECA: Varginha.

Reis, E. Reis, I. (2002), Análise Descritiva de Dados, Relatório Técnico do Departamento de Estatística da UFMG, 1ª edição, [link], Acesso em: 27 de out. 2022.

Saraiva, J. Dantas, V. Rodrigues, A. (2019) "Compreendendo a Evasão em uma Década no Curso Sistemas de Informação à luz de fatores humanos e sociais", In Anais do IV Workshop Sobre Aspectos Sociais, Humanos e Econômicos de Software. SBC, 2019. p.21-30.

Silva, R. Ferreira, B. Ferreira, M. Santos, I. Andrade, R. (2021) "Evasão em Computação na UFC sob a Perspectiva dos Alunos", In Anais do XXIX Workshop Sobre Educação em Computação. SBC, 2021. p.338-347.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
DANTAS, Amanda Azevedo; REBOUÇAS, Ayla Dantas; LOPES, Raquel Vigolvino. Compreendendo os Fatores que Influenciam Positivamente na Conclusão de Cursos Presenciais de Computação: Um Levantamento de Dados com Egressos Formados. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 350-360. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229478.