Percepções de estudantes de diferentes áreas do conhecimento sobre equipes interdisciplinares no ensino de tecnologias

  • Catarina Costa UFAC
  • Josana Nishihira UFAC
  • Maria L. Hall de Souza UFAC

Resumo


As contribuições da extensão universitária são relatadas como de grande impacto para a formação em computação. Mas o que acontece nas formações de extensão universitária em computação com alunos de diferentes áreas do conhecimento? Acredita-se que estudantes com diferentes habilidades e conhecimentos podem enriquecer o diálogo sobre problemas cotidianos e suas soluções tecnológicas. Logo, essa pesquisa teve como objetivo investigar as percepções de estudantes, de diferentes áreas do conhecimento, relacionadas às equipes interdisciplinares em um curso envolvendo tecnologias e empreendedorismo. Um total de 67 estudantes, compondo 13 equipes e cursando diferentes graduações, concluíram os cursos do projeto de extensão e 63 responderam ao survey conduzido. Os resultados indicam que as percepções dos estudantes foram muito positiva, com destaque à troca de experiência e conhecimento.

Referências

Boscarioli, C., Rodrigues, L. A., da Silva, I. F., Lago, S. M. S., Meneghatti, M. R., da Piedade Araújo, M., and Caus, G. D. (2022). Curricularização da extensão no ensino de empreendedorismo em computação: Interdisciplinaridade e vivência estudantil. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 145–156. SBC.

Costa, F. A., Estevam, A. C. A., Fragoso, D. C. M., Gonçalves, L. V. R., Silva, B. A., Guimarães, L. F. J., Braga, P. H. T., de Oliveira Silva, R., and Oliveira, S. B. (2022). Importância da extensão universitária nos cursos da saúde: a perspectiva do discente. Formação@ Docente, 14(1).

de Oliveira Ribeiro, A., de Paiva Silva, G., de Sousa Gonçalves, R., and Gonçalves, M. V. C. (2021). Uso do pitch do elevador como ferramenta para um ensino empreendedor. In Simpósio, number 9.

Diniz, L. M. F., Ferreira, F. J., and Diniz, J. P. (2021). Interdisciplinaridade no ensino de engenharia de software e interaçao humano-computador com a utilizaçao de tecnologias digitais: um relato de experiência. In Anais do XXVII Workshop de Informática na Escola, pages 116–127. SBC.

dos Santos, J. M. O., Souza, C. M., Santos, T. A., Alves, P. M. B. F., and Santos, D. A. (2017). Contribuições da extensão universitária na formação social, acadêmica e profissional dos estudantes de computação. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.

Elbadawi, I., McWilliams, D. L., and Tetteh, E. G. (2010). Enhancing lean manufacturing learning experience through hands-on simulation. Simulation & gaming, 41(4):537–552.

Ferreira, A. C. C., Melhor, A., Barreto, J. d. S., de Paiva, L. F., and Matos, E. (2015). Experiência prática interdisciplinar do raciocínio computacional em atividades de computação desplugada na educação básica. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 256–265. SBC.

Lima, Í. J., Silva, J. V., de Oliveira, L., and Silva, A. (2020). Um relato de experiência da extensão universitária como prática formativa de estudantes de sistemas de informação. In Anais da XX Escola Regional de Computação Bahia, Alagoas e Sergipe, pages 263–271. SBC.

Nardes, F. B. S. and da Rocha Miranda, R. C. (2014). Lean startup e canvas: uma proposta de metodologia para startups. Revista Brasileira de Administração Científica, 5(3):252–272.

Pfleeger, S. L. and Kitchenham, B. A. (2001). Principles of survey research: part 1: turning lemons into lemonade. ACM SIGSOFT Software Engineering Notes, 26:16–18.

Santos, E. S., Vera, W. F. M., and de Souza Matos, E. (2017). A percepção dos professores sobre a prática da interdisciplinaridade no ensino de computação para escolares. In Anais do XXV Workshop sobre Educação em Computação. SBC.

Silva, S. L. d., Silva, S. F. R. d., Santana, G. S. d. M., Nuto, S. d. A. S., Machado, M. d. F. A. S., Diniz, R. d. C. M., and Sá, H. L. d. C. (2015). Large group problem-based teaching strategy: Case study. Revista Brasileira de Educação Médica, 39:607–613.

Spencer, D. (2009). Card sorting: Designing usable categories. Rosenfeld Media.

Zimmermann, T. (2016). Card-sorting: From text to themes. In Perspectives on data science for software engineering, pages 137–141.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
COSTA, Catarina; NISHIHIRA, Josana; SOUZA, Maria L. Hall de. Percepções de estudantes de diferentes áreas do conhecimento sobre equipes interdisciplinares no ensino de tecnologias. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 408-419. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229729.