Uma Análise Comparativa dos Estudantes Cotistas e Não Cotistas de Cursos Superiores de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do IFCE

  • Lara Gomes IFCE
  • Alice Barbosa IFCE
  • Cristiane Silva IFCE
  • Carina Oliveira IFCE

Resumo


Tendo como base os 10 anos da Lei de Cotas em 2022, este trabalho apresenta uma análise comparativa das matrículas de cotistas e não cotistas dos cursos superiores da área de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto Federal do Ceará (IFCE). São apresentadas visões estratégicas que delineiam o perfil dos cotistas e não cotistas, apontando as principais disparidades em relação ao número de matrículas, cor/raça, sexo, situação de matrícula e egressos com e sem êxito. A análise visual de 6.899 matrículas foi realizada utilizando a ferramenta de Business Intelligence Tableau. Os resultados podem ser utilizados para apoio à tomada de decisão na entrada, permanência e êxito dos cotistas em instituições federais de educação.

Referências

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Publicado
06/08/2023
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GOMES, Lara; BARBOSA, Alice; SILVA, Cristiane; OLIVEIRA, Carina. Uma Análise Comparativa dos Estudantes Cotistas e Não Cotistas de Cursos Superiores de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do IFCE. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 432-442. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229853.