Uma Análise Comparativa dos Estudantes Cotistas e Não Cotistas de Cursos Superiores de Computação e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) do IFCE
Resumo
Tendo como base os 10 anos da Lei de Cotas em 2022, este trabalho apresenta uma análise comparativa das matrículas de cotistas e não cotistas dos cursos superiores da área de Computação e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) do Instituto Federal do Ceará (IFCE). São apresentadas visões estratégicas que delineiam o perfil dos cotistas e não cotistas, apontando as principais disparidades em relação ao número de matrículas, cor/raça, sexo, situação de matrícula e egressos com e sem êxito. A análise visual de 6.899 matrículas foi realizada utilizando a ferramenta de Business Intelligence Tableau. Os resultados podem ser utilizados para apoio à tomada de decisão na entrada, permanência e êxito dos cotistas em instituições federais de educação.
Referências
Ferreira, P. P. S. K. and de Oliveira Canaane, I. (2021). Desempenho estudantil: uma análise da situação atual do bacharelado em ciência da computação. Pantheon: Repositório Institucional da UFRJ.
Honorato, G. and Zuccarelli, C. (2022). Análise de dados da população brasileira e de indicadores das universidades federais, 2010-2019. Technical report, Ação Educativa e Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação da UFRJ.
IBGE (2022). Desigualdades sociais por cor ou raça no Brasil. IBGE, Rio de Janeiro, 2 edition.
IFCE (2017). Plano Estratégico para Permanência e Êxito dos Estudantes do IFCE. [link]. [Acesso em: 01-Mar-2023].
INEP (2021). Sinopse estatística do exame nacional de ensino médio 2021. [link]. [Acesso em: 4-Abr-2023].
INEP (2022). Censo da Educação Superior 2021. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Nacionais Anísio Teixeira (INEP). [link]. [Acesso em: 4-Abr-2023].
Ketulhe, K., Holanda, M., Lima, A., Borges, A., Araujo, A., Castanho, C., Koike, C., and Oliveira, R. (2022). Análise do desempenho acadêmico das alunas cotistas na primeira disciplina de programação da universidade de brasília. In Anais do XVI Women in Information Technology, pages 1–11, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC.
Senkevics, A. S. and Mello, U. M. (2019). O perfil discente das universidades federais mudou pós-lei de cotas? Cadernos de Pesquisa, 49:184 – 208.