Análise do perfil dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFAC

  • Allan Oliveira UFAC
  • Alison Soares UFAC
  • Douglas Araújo UFAC
  • Ezequiel Silva UFAC
  • Kauã Soares UFAC
  • Macilene Santos UFAC
  • Catarina Costa UFAC

Resumo


Cursos técnicos integrados ou ensino médio técnico realizam um ensino médio integrado à formação profissional. No IFAC, são ofertados três cursos integrados, em Edificações, em Informática para Internet e em Redes de Computadores. Dada a quantidade de disciplinas que esses alunos precisam cursar, acredita-se que é necessário estudos que entendam o perfil do estudante e suas percepções sobre o curso integrado. Neste sentido, nós realizamos uma investigação com alunos do IFAC para entender as expectativas e dificuldades dos estudantes e com isso obter uma melhor compreensão do cenário escolar dos cursos técnicos. Para isso, foi elaborado um survey com a finalidade de estudar os perfis dos alunos e suas expectativas e problemas durante o curso. Obteve-se 149 respostas de estudantes de 2°e 3° ano e de egressos dos cursos. Os resultados mostram que a grande maioria sentiu-se sobrecarregado com as matérias e que cerca de um terço dos alunos já pensou em desistir.

Referências

de Melo Pereira, F. A., de Lima Macedo, M. D., De Melo, R. D., Da Silva, M. L. M., and Capistrano, E. D. O. (2019). Expectativa com o mercado de trabalho e satisfação: um estudo comparativo com iniciantes e concluintes de cursos técnicos federais em administração e informática/. Brazilian Applied Science Review, 3(5):1967–1986.

de Oliveira, S. R. G., da Costa, F. R., da Silva, F. F. M., et al. (2014). Perfil e expectativas dos alunos concluintes dos cursos técnicos integrados do ifrn, campus apodi. HOLOS, 5:154–164.

de Sousa, M. K., Albuquerque, D. W., Leal, R. B., Maia, M. C., Gomes, A. B., and Perkusich, M. (2022). Análise dos fatores de evasão dos alunos dos cursos técnicos da área de informática no ifpb campus campina grande. In Anais do XXX Workshop sobre Educação em Computação, pages 369–380. SBC.

Figueiredo, N. G. d. S. and Salles, D. M. R. (2017). Educação profissional e evasão escolar em contexto: motivos e reflexões. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 25(95):356–392.

IFAC (2023). Instituto federal de educação, ciência e tecnologia do estado do acre. url https://www.ifac.edu.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/historico.

Martins, A. P. and de Abreu Bernardes, S. T. (2013). A oferta dos cursos técnicos integrados ao ensino médio nos institutos federais e a dualidade na educação brasileira. In Anais do Encontro de Pesquisa em Educação e Congresso Internacional de Trabalho Docente e Processos Educativos, volume 1, pages 9–22.

Rossetto, A. d. L. A. and Lobão, M. S. P. (2017). Pronatec: Uma abordagem da evasão no instituto federal do acre (campus rio branco) no ano de 2014. Revista Teias, 18(51):243–260.

Silva, E. C. A. d. et al. (2021). 10 anos do instituto federal do acre (ifac): histórias de vida e trabalho no campus rio branco.

Souza Júnior, G. R. d. et al. (2021). Formação profissional técnica e expectativas estudantis: um estudo sobre o instituto federal de pernambuco–campus recife.
Publicado
06/08/2023
Como Citar

Selecione um Formato
OLIVEIRA, Allan; SOARES, Alison; ARAÚJO, Douglas; SILVA, Ezequiel; SOARES, Kauã; SANTOS, Macilene; COSTA, Catarina. Análise do perfil dos estudantes dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio do IFAC. In: WORKSHOP SOBRE EDUCAÇÃO EM COMPUTAÇÃO (WEI), 31. , 2023, João Pessoa/PB. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2023 . p. 465-475. ISSN 2595-6175. DOI: https://doi.org/10.5753/wei.2023.229998.